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Aramis

Agora começou a maratona do 9º Festival de Havana

Guido Araújo, professor universitário, vice-presidente da Fundação Cultural da Bahia e que há 16 anos organiza as jornadas de cinema naquele Estado, assistiu ao FestRio e já na segunda-feira embarcava para Havana. Será membro do júri de curta-metragem do 9º Festival Internacional del Nuevo Cine Latino-americano, que inicia hoje na Capital de Cuba estendendo-se até, o próximo dia 17. Pelo menos três dos executivos do FestRio - Nei Seroulevich, Cosme Alves e Hamilton Costa Pinto, também viajam, já que o intercâmbio entre os Festivais do Rio e de Havana é maior do que com qualquer outro evento internacional. Tanto é que estendendo-se por duas semanas, estará abrigando dezenas de produções brasileiras - entre longas, curtas e vídeos. Até a semana passada, a cineasta Berenice Mendes, de Curitiba, aguardava a confirmação de que seu documentário "A Classe Roceira" também ali seria exibido. A revoada de realizadores, artistas, jornalistas e animadores culturais a Havana é tão grande, que vôos charters são organizados, com preços relativamente econômicos (ao redor de US$ 1.200) incluindo transporte, hospedagem, alimentação, acesso a todas às sessões etc. Só que a viagem, com data de ida e volta, não dá direito a esticadas a outros países. xxx A 9ª edição do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, que inicia hoje, como continuador dos festivais e encontros de Vina del Mar, Merida e Caracas, será dedicado este ano a celebrar o 20º aniversário do I Festival de Cinema Latino-amcricano e do I Encontro de Cineastas da América realizados em Vina del Mar - Chile, em setembro de 1967. Assim, o Festival organizou mostras, homenagens e seminários sobre diversos aspectos de interesse cultural, incluindo também o Mercado do Novo Cinema Latino-Americano (MECLA). No regulamento do Festival, um parágrafo define o sentido político. "Ante a imagem imperialista autoritária e deformadora de nossa cultura, aspiramos levar às telas a imagem diversa e única deste continente, como testemunho poético e político de uma cultura singular, viva e libertadora". xxx Como o Festival Internacional del Nuevo Cine Latino-Americano não é filiado a Federação Internacional de Produtores de Filmes a participação dos filmes tanto em competição como nas mostras paralelas são bem mais amplas. Portanto, não há necessidade de o filme concorrente ser inédito para disputar os prêmios Coral - outorgados aos três melhores filmes de ficção, documentário e de animação, assim como as especialidades de atuação, direção, fotografia, edição, música e cenografia ou ambientação. Há também premiações ao melhor filme de ficção e ao melhor documentário, sobre temas latino-americanos de cineastas não latino-americanos, ao melhor curta de ficção, ao melhor roteiro de ficção (que inclui a postfilmagem nas instalações do ICAIC) e aos três melhores cartazes. Sem falar nos prêmios da OCIC, FICC, FIPRESCI e o prêmio "Saul Yelin" do Comitê de Cineastas da América Latina. xxx Jean Gabriel Albicoco, diretor de operações do FestRio, não vai este ano a Havana. Permanece no Rio, cuidando de muitos detalhes pendentes desta quarta edição. Em compensação, a agilização da diretoria da Associação FestRio - presidida pelo produtor Luís Carlos Barreto, e dos executivos, terá que ser grande, com a decisão de antecipar a quinta edição do FestRio de novembro para junho próximo. Como informamos em textos anteriores, com esta antecipação para o primeiro semestre, o FestRio vai ganhar muito em termos de filmes em competição, já que atualmente, sendo o último dos festivais de categoria "A" que se realizam no mundo, é prejudicado pelo fato de os melhores filmes ou já terem concorrido em outros eventos ou estarem reservados para os festivais de Berlim (fevereiro ou março), Cannes (maio), Montreal (agosto), Moscou (julho), entre outros. No total, conforme registra o "International Film Guide", acontecem hoje mais de 50 festivais em todo o mundo - dos quais pelo menos 20 de grande projeção. Os de categoria "A" dividem-se basicamente em continentes - sendo o do Rio de Janeiro o único da América do Sul. A Argentina, que nos anos 50/60 teve um festival internacional em Mar del Plata, vem agora tentando readquirir condições para também ter um festival de primeira categoria - mas esbarra com o fato de o FestRio já ter conseguido se consolidar. LEGENDA FOTO: O alto comando do FestRio - Nei Sroulevich, Cosme Alves, Hamilton Costa Pinto e Jean Gabriel Albicoco: agora o festival para junho de 88.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
03/12/1987

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