Best-sellers para férias de inverno
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 13 de julho de 1986
Não foi sem razão que Alfredo Machado fez da Record a maior editora do Brasil, conforme o levantamento publicado em junho último pela "Leia Livros". Com o extaordinàrio senso de marketing editorial, o Alfredão - como é conhecido nos meios empresariais - transformou a Record numa casa que publica best-sellers capazes de permanecerem meses nas listas dos mais vendidos, mas sem também esquecer autores de alto nível. Com a crise da José Olympio, a Record conseguiu enriquecer seu acervo de literatura nacional - com obras desde Graciliano Ramos até Carlos Drummond de Andrade.
Mais alguns exemplos da visão da Record para a área de best-sellers foram lançamentos feitos em maio/junho, e que se afiguram como leituras especiais para este período.
MACAU, a excitante cidade do Extremo Oriente, colônia portuguesa que agora será devolvida a China Continental, é o cenário para uma história de lances vibrantes, "para mexer com os nervos do mais insensível dos leitores" como diz a própria editora. Daniel Carney, filho de um diplomata inglês, nascido no Oriente, produziu no romance "Macau" (344 páginas, tradução de Geni Hirata, Cz$ 109,90) um livro intrigante, repleto de ação, cuja história começa com a morte de um implacável dr. Sun, que há um quarto de século dominava o sindicato e o agitado entreposto comercial, centro nervoso de uma extensa rede de contrabando e tráfico de drogas. Um romance com muitos personagens - mas no qual o grande personagem é a própria cidade, com sua atmosfera densa, suas ruas e vielas, mercados e restaurantes. um livro que em breve deve ser transformado em filme.
O FASCÍNIO ORIENTAL
O Oriente fascina, sem dúvida os leitores. E afora Macau no romance de Carney, temos o Japão, mais uma vez cenário de um novo romance de Eric Van Lustbader - "Miko".
Autor de best-sellers como "Coração Negro" e "Ninja" (ambos também publicados no Brasil pela Record), Lustbader é hoje um dos autores mais bem sucedidos. "Miko" é uma sequência de "Ninja", apresentando no Japão dos dias de hoje, uma história policial das mais movimentadas: um sensei muito respeitado é brutalmente assassinado por sua aluna favorita, a única discípula mulher de seu dojo tradicional. A assassina é uma Miko - uma feiticeira linda e implacável com poderes ancestrais - investida de uma missão mortífera. Aperfeiçoando, assim, sua capacidade de transmitir aos leitores o terror e a sensualidade, Lustbader responde as questões suscitadas em "Ninja", criando uma nova trama, ainda mais complexa, de intrigas, personagens e situações.
FRED MUSTARD STEWART
É outro especialista em best-sellers, tipo "A Porta da Esperança" e "Um Século". Agora, em "O Titã", narra uma história que cobre praticamente todo o século XX, contando a vida de um menino que partindo do nada se torna um dos homens mais ricos e poderosos da Terra, o maior fabricante de armas da América.
Enviar novo comentário