A boa volta dos Everly Brothers
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 20 de janeiro de 1985
Um dos grandes eventos do rock no ano passado foi o ocorrido em setembro, quando após mais de 10 anos de separação os Everly Brothers voltaram a se reunir, apresentando-se numa série de shows no London Albert Hall. O acontecimento foi saudado com grande destaque, merecendo matéria de capa de revista "People", para quem foi "como se eles nunca tivessem se afastado". E, naturalmente, voltaram a gravar um elepê – "EB 84", que a Polygram lançou no Brasil há menos de três se manas.
Qual a importância dos Everly Brothers? Roberto Muggiati, em seu básico "Rock> Do Sonho ao Pesadelo" (L&PM Editores, dezembro/84) sinteticamente resume a carreira da dupla:
"Filhos de conhecidos cantores country, os irmãos Don e Phil Everly estouraram com "Bye Bye Love" e "Wake Up Little Susie" em 1957, quando tinham apenas 21 e 20 anos. A partir de 1960, com a troca de gravadora e um período passado na Marinha, sua carreira começou a entrar em declínio. Numa excursão pela Inglaterra em 1063. Don sofreu um colapso nervoso e Phil teve de tocar sozinho. À medida que inspiravam os mais famosos cantores e grupos do novo rock – Beatles, Dylan, Simon & Garfunkel, Mamas and Papas, The Byrds – os irmãos Everly iam se desmantelando.
A crise durou até 1973, quando deram seu último concerto e partiram para obscuras carreiras separadas. O retorno em 1984 foi "apenas uma viagem sentimental ao passado de glórias".
O elepê de retorno foi produzido por Dave Edmunds, famoso por seu trabalho com os Stray Cats. Diz Renato Schwartz, do departamento de imprensa da Polygram, que "ele foi escolhido principalmente pelo fato de Ter paixão pelo mais puro rock'n'roll" e isto coincide com o tipo de som que os irmãos Everly querem apresentar neste disco de retorno".
Para as novas gerações, a oportunidade de (re)apreciar uma das duplas fundamentais da pré-história do rock (há 30 anos, em Nascheville, fizeram vários compactos até que a canção "Bye Bye Love", balada de Bob Dylan, estourasse internacionalmente). No explosivo ano de 1968 fizeram um elepê de grande significado – "Roots" , aos quais se seguiram "Stories We could Tell" e "Pass The Chicken And Listen".
Agora, após onze anos de separação, os Everly Brothers retornaram. Com harmonia e graça, ao longo de dez canções interessantíssimas.
Enviar novo comentário