Cinema
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 20 de junho de 1980
A semana cinematográfica começa a melhorar com opções a todos os gostos. Para quem admira os romances de Agatha Christie, a mais fertil das romancistas policiais inglesas, << O Mistério de agatha >> (Vitória) especula sobre o que teria ocorrido com a escritora em fins de 1926, quando, por razões sentimentais, desapareceu por algumas semanas. O roteiro é de Katheleen Tynan e Arthur Hopcraft e Agatha sempre conservou em mistério este período de sua vida. Nem em sua << Autobiografia >> (edição da Nova Fronteira no Brasil) revelou. Vanessa Redgrave - depois de << Julia >>, vive agora << Agatha >>, numa interpretação que já justifica se ver este filme onde estão também Dustin Hoffman e Timothy Dalton. A música é do mestre Johnny Mandell, com a canção-tema, letra de Paul Williams, na voz de Pattie Brooks. Um filme de verificação obrigatória e que deve ficar em exibição apenas até domingo. Segunda-feira está prevista a enésima reprise de << ...E o Vento Levou >> (Cgone With The Wind), 1939, de Sam Wood, George Gukor e Victor Fleming - filme de muitas histórias.
Na Rivoli, << O Vencedor >> (Breaking Away), que concorreu a várias categorias do Oscar e que parece um comercial de longa-metragem de fábricas de bicicletas r da Cinzano. Com um elenco jovem, direção do talentoso inglês Peter Yates, vale ser verificado. Segunda-feira, ali estréia << Anchieta José do Brasil >>, de Paulo Cesar Sarraceni, com um elenco imenso - e Ney latorraca no personagem título. A bonita trilha sonora do filme foi lançada há um ano pela WEA.
No cinema 1, voltou << Um Pequeno Romence >>, de George Roy Hill, que continuamos a recomendar para quem ainda não viu. Na segunda-feira, prevista a estréia - melhor diria, o relançamento de << A Classe Operária Vai ao Paraíso >> (La Classe Operária va in Paraidoso, 72), de Elio Petri, com Gian Maria Volonté, Marisa Melato e Florinda Bulkão. Um dos melhores filmes políticos dos anos 70, tão importante que logo após estrear no Brasil, no auge da repressão, teve sua exibição suspensa e as cópias recolhidas. Agora, retorna para que todos conheçam este estudo profundo do mundo proletário italiano, visto por um dos melhores diretores daquele país, já falecido.
a mesma Florinda Bulkão, uma cearense que deu certo, está no elenco do lamentável << As Taras de Sétima Monja >>, cujo titulo já é significativo (Plaza). O que teria acontecido com a bela atriz para cair em papéis como estes?
Há 20 anos, o excelente George Pal, hoje com 72 anos, produtor de clássicos como << A Guerra dos Mundos >>, dirigia << A Maquina do Tempo >> (The Time Machine), uma das mais fascinantes obras de H.G. Wells. Agora, o mesmo romance, mas com um novo << approach >> motiva ao desconhecido Nicholas Meyer a realizar << Um Século em 43 Minutos >> (The After Time). Jack, O Estripador, usa a máquina do tempo para fugir de Londres e chegar a San Francisco nos anos 70, mas H.G. Wells o persegue. Uma aventura FC ao menos diferente, com Malcolm McDowell, David Warner e Mary Steenburgen. Censura: 14 anos. No Cine São João, às 14, 16, 15, 19, 45 e 22 horas.
No Astor retornou o mais premiado dos filmes de 77: << Um Estranho no Ninho >> (One Flew Over The Cuckoo`s Nest), de Milos Forman, 5 Oscars, 6 Globos de Ouro. Com Jack Nicholson, Louise Fletcher, Willian Rafield etc. Um filme, como sempre, que vale a pena rever.
No Avenida, após << Brutos, Selvagens e Sanguinários >> - o título já dispensa maiores comentários e perda de espaço - um festival de reprises de filmes com a dupla Terence Hill/Bud Spencer. De princípio, << Par Ou Impar >> (de 2.ª a 5.ª feira). Posteriormente, << Dois Missionários do Barulho >>.
Na área nacional, << Noite Sem Homem >>, de Robert Newman (documentarista e fotógrafo de respito), com Ítalo Rossi e Itala Nandi a frente do elenco. Rever Ítala sempre é recomendável, ainda mais agora, que ela adiou << sine die >> a estréia de << Sta. Joana dos Matadouros >>, de Brecht, no Guaíra, por estar fazendo o papel de Oswald de Andrade, em << O Homem do Pau Brasil >>, de Joaquim Pedro de Andrade. Depois de << Cabocra Teresa >>, outro musical rural no Lido: << Sinfonia Sertaneja >>, de Black Cavalcanti, com Marcelo Costa e Nalva Aguiar, dois contratados da CBS, que editou em compacto duplo a minitrilha sonora desta produção que teve como produtor-executivo o bom Florisval Lopes, da Distribuidora Arco-Íris.
FOTO LEGENDA1- Dustin Hoffmann e Vanessa em << O Mistério de Agatha >>, no Vitória.
FOTO LEGENDA2- Uma ficção-cientifica recomendável: << Um Século em 43 Minutos >> no Cine São João.
FOTO LEGENDA3- Florinda Bulkão, que na segunda-feira volta em << A Classe Operária Vai ao Paraíso >>, está em << As Taras da Sétima Monja >>, no Plaza.
FOTO LEGENDA4- Louise Fletcher e Nicholson, premiados com o Oscar por << Um Estranho no Ninho >>, que volta no Astor.
Tags:
- A Guerra dos Mundos
- A Máquina do Tempo
- Agatha Christie
- Anchieta José do Brasil
- Breaking Away
- Cine São João
- David Warner
- Distribuidora Arco-Íris
- Dustin Hoffman
- Dustin Hoffmann
- Editora Nova Fronteira
- Elio Petri
- FC
- Florisval Lopes
- George Pal
- George Roy Hill
- Gian Maria Volonté
- Globos de Ouro
- Ítala Nandi
- Ítalo Rossi
- Joaquim Pedro de Andrade
- Johnny Mandell
- Louise Fletcher
- Malcolm McDowell
- Marcelo Costa
- Mary Steenburgen
- Milos Forman
- Nalva Aguiar
- Nicholas Meyer
- No Astor
- No Avenida
- Noite Sem Homem
- O Estripador
- O Homem do Pau Brasil
- O Mistério de Agatha
- O Vencedor
- One Flew Over The Cuckoo
- Oswald de Andrade
- Paul Williams
- Paulo Cesar Sarraceni
- Peter Yates
- Sam Wood
- Timothy Dalton
- Um Estranho
- Um Século
- Vanessa Redgrave
- Vento Levou
- Victor Fleming
Enviar novo comentário