Login do usuário

Aramis

Documentários de entrevistas e as mulheres

Já conhecido do público curitibano e levado ao festival de Brasília no ano passado, "A Igreja Da Libertação", de Silvio Da-Rin, também está em competição trazendo as teorias da Teologia da Libertação e inclusive mostrando o polêmico Frei Leonardo Boff. As cineastas também estão presentes: Eunice Gutman e Maria Inês Villares são as responsáveis por dois documentários de entrevistas, "A Rocinha Tem Histórias" e "Meninas De Um Outro Tempo", nas quais buscam conciliar o social e o ontológico a partir da visão da realização de algumas mulheres envolvidas quer seja com a educação de favelados ou com as questões existenciais levantadas pela chegada da velhice. Na categoria de Super 8, o júri formado pelo crítico Carlos Eduardo Lourenço Jorge, ex-"Folha de Londrina" - e que há 10 anos vem a Gramado, Goida (Hiran Goldnanch, da "Zero Hora") e Ricardo Osório, da Associação Gaúcha de Cinematografia (Agacine), estão julgando os filmes inscritos por realizadores de vários estados. Do Paraná, não há nenhum concorrente. OS LONGAS - Premiado no 1º Festival de Brasília e que valeu a atriz Ana Beatriz Nogueira os troféus de melhor atriz tanto naquela mostra como em Berlim, há dois meses, "Vera", de Sérgio Toledo, foi o filme de abertura do festival, mostrado hors concours, na noite de segunda-feira. A trilha sonora é do londrinense Arrigo Barnabé, que estava sendo aguardado ontem, pois é também o intérprete de Orson Welles em "Nem Tudo É De Verdade", de Rogério Sganzerla - o mais antigo (1985) e conhecido dos filmes em competição: exibido hors concours no II FestRio (novembro/85), premiado no Festival de Caxambú naquele mesmo ano, já lançado em vários Estados (inclusive Curitiba), esta mistura de documentário e ficção sobre a passagem do cineasta de "Cidadão Kane" pelo Brasil em 1942, concorrendo oficialmente, provocou discussões. Assim como Sganzerla, na semana passada, atirou pedras contra colegas, especialmente Carlos Reinchenbach, diretor de "Anjos De Arrabalde", em competição na noite de ontem, muitos discordam deste filme estar participando da mostra competitiva. Romeu Grimaldi, da comissão de seleção, explica que os critérios do festival permitem mesmo a filmes premiados em outras mostras - e realizados nos últimos dois anos - competirem. Lamenta-se, que se vierem filmes já conhecidos de outros festivais - além de "Nem Tudo É Verdade", também "A Dança Dos Bonecos", de Hevelton Ratton; "Baixo Gávea", de Haroldo Marinho Barbosa e "Fome Da Saudade", de Marco Altberg - as grandes produções, recém-concluídas, não entraram. Como os aguardados "O País Dos Tenentes", de João Batista de Andrade, e "Sonho De Valsa", de Ana Carolina, que oficialmente não teriam ficado prontos até a data de encerramento das inscrições. Por outro lado, há quem afirme que tanto Batista de Andrade, como Ana Carolina e mesmo Walter Lima Filho - com seu novo filme, "Boto", já mostrado em sessões reservadas no Rio - tentaram ir para o Festival de Cannes, que começa no próximo dia 7. Temiam conseguir a classificação em Cannes e, concorrendo em Gramado, aqui perder. No final, o único filme brasileiro oficialmente aceito para o mais famoso festival de cinema do mundo foi "Um Trem Para As Estrelas", de Cacá Diegues. LEGENDA FOTO 1 - O londrinense revive Orson Welles em sua passagem pelo Brasil em "Nem Tudo É Verdade", do catarinense Rogério Sganzerla - na mostra competitiva. LEGENDA FOTO 2 - Lucélia Santos e Louise Cardoso em "Baixo Gávea", premiado em Brasília e que concorre novamente em Gramado. LEGENDA FOTO 3 - Já premiado na Itália e Brasília, "A Dança Dos Bonecos" poderá conquistar mais alguns prêmios em Gramado.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Nenhum
15
29/04/1987

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br