"Grips", o melhor teatro infantil alemão está em Curitiba
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 11 de julho de 1976
Já datam de 1974 os esforços do Instituto Goethe de Curitiba no sentido de conseguir uma participação alemã para o "Encontro Nacional de Teatro Infantil" em Curitiba no ano em curso, em colaboração com a Fundação Teatro Guaíra e os Institutos Goethe no Brasil.
Em meados de 19975 o Instituto Goethe de Munique conseguiu certeza da participação de dois diretores do Teatro Infantil Grips de Berlin, que é considerado o teatro infantil mais importante e avanguardista da Alemanha.
Na pessoa de Volker Ludwig veio ao Brasil o diretor deste teatro e autor da maioria das peças "Grips" para durante o "Encontro Nacional de Teatro Infantil" em Curitiba, realizar seminários nos quais apresentará o método de trabalho do teatro Grips. Seminários idênticos já foram realizados em São Paulo, no Rio, em Salvador e Porto Alegre. Esse trabalho teórico de Volker Ludwig tem o seu complemento prático na montagem da peça "Locomoc e Milipili", uma das peças preferidas do Teatro Grips, pelo grupo de Teatro de Comédia do Paraná. Diretor de encenação é Wolfgang Kolneder, que chegou em Curitiba dia 14 de junho para os trabalhos de montagem. A estréia, dia 11 de julho, marca o início do Encontro Nacional de Teatro Infantil.
FICHA TÉCNICA
De Rainer Hachfeld e Volker Ludwig, "um quebra cabeças cheio de aventuras, com músicas de Birger Heymann", fará sua estréia hoje, às dez horas, no Pequeno Auditório do Teatro Guaíra. A tradução é de Heidede Emily Liede e Adelaide Rudolph, assessorados por uma equipe do Goethe Institut de Curitiba. A adaptação musical é de Mário Amadeu Gallera e revisão de textos de Ana Maria Machado.
"LOCOMOC E MILIPILI"
Locomoc, maquinista de trem e Milipili, menina esperta, estão à procura das partes desaparecidas duma velha locomotiva. No decorrer da peça entram em choque com vários representantes ridículos da autoridade, desfazendo assim preconceitos tradicionais e reconstruindo aos poucos a velha maria fumaça. A peça foi premiada com o Brüder-Grimm-Preis (prêmio Irmãos Grimm) de Berlim em 1969.
Em agosto/setembro a peça estará em tournée pelo Brasil, sendo apresentada em todas as cidades onde existem Institutos Goethe, quais sejam: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre e ainda as cidades de Fortaleza, Campina Grande, Santa Maria e Bagé.
Com esta colaboração entre os Institutos Goethe no Brasil, a Fundação Teatro Guaíra de Curitiba e o Grips Theater Berlin, tenta-se encontrar caminhos novos ao distanciar-se em matéria, texto e estilo de apresentação do teatro tradicional dos contos de fadas, para vir mais de encontro às necessidades e desejos reais das crianças.
Enviar novo comentário