Livros para Mestres
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de novembro de 1975
QUE É LINGUISTICA? - A linguagem iluminada toda a existência humana. Isso explica porque a Lingüistica, enquanto ciência da linguagem articulada, assumiu papel de excepcional relevo no elenco das ciências humanas, convizinhando com os problemas específicos da Antropologia, da Sociologia, da Psicologia, da Epistemologia, da Filosofia e a Lógica, não lhe sendo ainda estranhos ou distanciados os campos de Neurologia e da Psiquiatria. Isto tudo confere muita importância ao estudo de Suzete Haden Elgin, da Universidade da Califórnia de San Diego, neste volume de 156 páginas que a Zahar edita em seu Curso de Lingüistica Moderna, em tradução de Alzira Soares da Rocha, Helena Maria Camacho e Junéia Mallas.
TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA- Numa bibliografia mínima existente no Brasil, Moema Toscano, professora de Educação Física e com vários cursos de especialização profissional, expõe e debate valiosos pontos de vista, voltando-se sua autora para a realidade educacional brasileira, focalizando, entre outros assuntos, a Educação Física no quadro geral da Educação, a Educação Física e a Mulher, a Educação Física nos países desenvolvidos e as perspectivas abertas aos que estão "em vias de desenvolvimento" e o sistema Cooper. 169 páginas, Civilização Brasileira, 1974.
PESQUISA SOCIAL -ESTRATÉGIAS E TÁTICAS - Publicado agora, pela primeira vez, em língua portuguesa, este livro de Bernard S. Philips, já em segunda edição nos Estados Unidos, destina-se, antes de tudo, a sociólogos e antropólogos. A orientação de "Pesquisa Social" é no sentido de sistemas abertos, permitindo ao estudante a incorporação, na pesquisa, do maior número possível de variantes. Por isso mesmo, as discussões não se desenvolvem em torno de modelos fixos, mas sim em torno de modelos fixos, mas sim em torno de vários caminhos que possam melhorar modelos existentes. O processo de investigação adotado no livro estimula o estudante a fixar suas metas e projetar racionalmente para além do texto. Tradução de Vanilda Paiva, Livraria Agira Editora, 74, 460 páginas.
ARTE DE ENSINAR E ARTE DE APRENDER - Pela Fundação Getúlio Vargas, em tradução de Carlos Nelson Coutinho, eis um livro do maior interesse aos mestres universitários, escrito por três especialistas: Norman MacKenzie, Michael Eraut e Hywell C. Jones. "A universidade nasceu num claustro e tornou-se uma arena. Foi concebida originariamente como um asilo para eruditos que queriam isolar-se do mundo; hoje, o problema que as universidades devem resolver, prioritariamente, é o da medida e da forma de sua participação na vida da sociedade. O ensino superior seguido a mesma evolução que o ensino primário e secundário, torna-se um ensino de massa". Assim os autores deste "Arte de Ensinar e arte de aprender" iniciam uma oportuna e lúcida análise dos principais problemas com que se defrontam as universidades em todo o mundo. Esses problemas foram levantados a partir de uma pesquisa realizada para o Programa Comum de Pesquisas Unesco-Associação Internacional das Universidades sobre o ensino superior. Os tres especialistas que assim o trabalho examinaram a questão da eficiência dos métodos pedagógicos e da aquisição de conhecimentos do ensino superior. Chegaram à conclusão de que é ao mesmo tempo possível e oportuno tratar sob um novo angulo os problemas cada vez mais graves da universidade moderna. Quem quer que se interesse pelos rumos atualmente tomados pela universidade brasileira não pode prescindir da leitura desta obra".
LEGENDA FOTO 1 - QUE É LINGUISTICA?
Enviar novo comentário