Login do usuário

Aramis

Milena ensina arte do corpo perfeito

Filha do pioneiro do ballet no Paraná, o sempre lembrado professor Thadeo Morozowicz, o destino artístico de Milena não poderia ser outro: a dança. Assim, junto com seus primeiros passos para andar também aprendeu os da dança e em sua casa sempre respirou arte e cultura: a mãe, Wanda Lachowski era pianista e seus irmãos seguiram os mesmos passos: o mais velho, Henrique, pianista e professor, se firmaria como compositor contemporâneo, com obra das mais importantes - embora pouco conhecida. O caçula, Norton, faria carreira como flautista e chegaria, antes dos 40 anos, à regência da Orquestra de Câmara de Blumenau, há 10 anos sem escalada internacional - confirmada agora com uma temporada na Alemanha, Áustria e Checoslováquia. Milena fez de tudo na dança: foi primeira bailarina de inúmeros espetáculos montados nos anos 50, quando a escola de Thadeo funcionava junto à Sociedade Thalia, tornou-se professora e coreógrafa, continuando a tradição de família. Da pioneira academia que seu pai aqui abriu no distante ano de 1927, a dança explodiria nos últimos 20 anos em centenas de escolas, cursos e "academias", a maioria das quais verdadeiras arapucas para explorar o modismo da dança. Milena, que durante anos se orgulhava de apresentar no Teatro Guaíra, anualmente, um espetáculo que transpunha as limitações de prova pública para ser um verdadeiro festival de criatividade, se cansou com a queda do ensino, a concorrência desleal e, enriquecida profissionalmente com cursos de alto nível em Varsóvia, Lisboa, Londres, San Diego e Nova York, evoluiu para um Centro Corporal (Alamenda Princesa Isabel, 160, fone 234-6937), que hoje oferece cursos avançados, dentro da filosofia definida por sua diretora de que "se busca a harmonia entre corpo, mente e espírito, o que requer trabalho e treinamento". Acrescenta: "O gesto harmônico é um produto final da expressão de sua sensibilidade no contato entre sua pele e o mundo à sua volta, a se realizar com um trabalho ordenado e consciente de ginástica integrativa, alongamento e percepção corporal, aliado à massagem, para a soltura de pontos de distensão muscular e biodança, para libertar emoções". Para oferecer um padrão de cursos que faz do Centro Corporal Milena Morozowicz uma unidade tão importante neste final de século como foi, há quase 60 anos, o pioneiro (e corajoso) trabalho de seu pai, emigrante polonês, enfrentando os preconceitos da época para ensinar danças clássicas, Milena tem buscado professores do mais alto nível. Assim, para as aulas de biodança (sistema de integração afetivo-motora, baseado numa visão holística, considerando o homem como um todo), integra o Centro a professora Neide Mosimann, paulista, da Associação Latino-Americana de Biodança. Para o setor de massagens, a suiça Ruth Haertel, mais de 15 anos de experiência na Europa, África do Sul e Brasil (há 2 anos em Curitiba) desenvolve um trabalho mostrando a importância terapêutica e relaxante da massagem do tecido conjuntivo. Outro mestre na área, Abhijat Brasil Voss, traz as técnicas milenares japonesas e indianas, complementadas com a prática de polarização. A ginástica integrativa fica por conta de Cássia Galvão, vários cursos no Brasil, e que trabalha a forma física, harmonizando contornos, ritmo, consciência corporal, respiração, postura, "desenvolvendo o ser humano como um todo", explica Milena.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
24
09/11/1990

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br