Momento Musical Odeon
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de outubro de 1983
Meio difícil entender porque a Odeon lançou no início deste ano uma coleção chamada << Momento Musical >> começando no volume 7 e encerrando no 15. Isto porque, apesar de várias consultas feitas, não encontramos os seis primeiros volumes desta coleção . Seria natural, que uma coleção numerada viesse em seqüência. Se o primeiro pacote - ou << formada >>, como Maurício Quadrio costumava dizer - saiu há alguns tempo, não devia faltar nas lojas, agora que apareceu um complemento. De qualquer forma, isto não prejudica a qualidade desta bonita coleção, produzida cuidadosamente com gravações originais da Angel, uma das muitas marcas de gravação eruditas que a EMI/Odeon aqui representa.
O << Momento Musical >> no volume 7 traz o pianista Samson Francóis interpretando dez temas de Frederic Chopin, incluindo a << Polonaise Heróica >>, as valsas 6, 7 e 9. No volume 8, a Orquestra Sinfônica de Bournemouth, regida por Constantin Silvestri, interpreta << famosas peças orquestras >>. Que são as seguintes: << Uma Noite no Monte Calvo no Monte >> de Mussorgsky; << Pavana para uma Princesa Morta >> de Ravel; << Dança Macabra >> de Sibelius ; << Nas Estepes da Ásia Central >> de Borodin e << O Aprendiz do Feiticeiro >> de Dukas. O volume 9 é dedicado à música de balé : a Filarmônica Real da Inglaterra, regida por Robert Irving, executa << Mam`zelle Angot>. de Lecocq e o << Presente de Aniversário >> de Glazunov. << Aberturas de Schubert >>, na execução da Sinfônica de Bournemouth, sob regência de Rudolf Schwarz, estão no volume 10. << Peças Orquestrais de Ópera >>, com obras de Ponchielli, Gounod, Bizer, Offenbach, Berlioz, Vendi, Granados e Leoncavallo, na execução da Filarmônica de Berlin, sob regência de Von Karajan, no volume 11, se destacam como um dos momentos mais significativos desta coleção. No volume 12 - << Sedução do Século XVIII >> - é Karajan que também rege a Filarmônica de Berlim em peças de Handel, Mozart e Hayden. O violinista Lionel Gali, acompanhado ao piano por Jean Laforge, gravou peças célebres para violino de autores como Mozart, Poliakin, Dvorak, Brahmas, Paganini etc. no volume 13. No volume << Do Barroco ao Clássico >> (14), a Orquestra de Câmara de Toulose, sob regência de Louis Auriacombe, tendo no órgão o virtuose Xavier Derasse, apresenta adágios, serenatas e concertos de Albinoni, Mozart, Pachelbel e Corelli. Finalmente, << A abertura e Prelúdios de Richard Wagner, na interpretação da Orquestra do Théatre National De L`Opera, sob regência de André Cluytens, estão no volume 15 desta coleção.
Com excelente tratamento visual e cuidadosa prensagem, esperamos que está série tenha prosseguimento. E que os seis primeiros volumes sejam (re)colocados nas lojas, para que a coleção não fique incompleta.
FOTO LEGENDA Rodolf Schwars
Enviar novo comentário