Na "Encruzilhada" do som que o Diabo gosta
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de março de 1988
Uma filmografia sobre o Blues seria extensa - mas contra a maioria dos títulos inéditos para o público brasileiro. Afinal, os bluesmen de bluesingers que apareceram nas telas, em documentários, filmes de ficção ou mesmo cinebiografias não estabeleciam, até agora, uma empatia maior com o público por falta de informação. A mesma desinformação a que está condenando um dos mais interessantes filmes de 1986. "A Encruzilhada" (Crossroads, 86, de Walter Hill) a um imerecido esquecimento. Exibida apenas uma semana em São Paulo, pirateada em vídeo, a própria Columbia desinteressou-se de programá-lo. Neste sábado, 5, às 10h30min, terá entretanto uma exibição especial, para convidados e interessados em blues, no cine Bristol.
"A Encruzilhada" é a história de uma viagem entre o velho e o novo: Willie Brown (Joe Seneca), um idoso intérprete de blues, é libertado de um hospital penitenciário por um jovem e ambicioso guitarrista. Eugene Martone (Ralph Macchio, a revelação de "Karate Kid"), com a promessa de levá-lo a uma determinada encruzilhada no Mississipi. Local em que, diz a lenda dos bluesmen, é o lugar onde os músicos encontram o diabo, vendendo a alma a troco da glória e fortuna. O objetivo de Eugene e Willie é achar uma canção perdida do legendário Robert Johnson, cujas composições e habilidades no violão e na harmônica fizeram dele o rei do Blues.
É esta viagem musical, pelo Old South com Martone, Brown e uma jovem estradeira, Frances (Jami Getz), que se agrupa também, que constitui a trajetória de "Crossroads", um filme musicado por Ry Cooder ("Paris Texas", a "A Baía do Ódio"), cuja trilha já foi lançada no Brasil pela WEA. Um filme interessantíssimo, que tem nesta exibição especial uma das raras chances de ser visto em Curitiba.
LEGENDA FOTO - Joe Seneca, Ralph Macchio e Allan Arbus em "A Encruzilhada": um filme de bluesmen e a busca da música perdida - em exibição única e especial na manhã de sábado.
Enviar novo comentário