No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 13 de setembro de 1983
No próximo dia 19, no Clube Sírio Libanês, o sr. Elias Domoingos estará autogafando seu segundo romance: "Juratã". Autor de "Manuscrito de Surséu". Elias define este novo livro como "uma mensagem para o mundo conturbado de nossos dias".
Um pouco mais distante -na livraria Nobel, no Rio, dia 15, quinta-feira a noite, estará sendo lançado um livro de extrema atualidade e os primeiros lugares entre os mais vendidos: "Os Presidenciáveis" (Retour Edições, 130 páginas, Cr$ 2.500,00). Com capa de Chico Caruso, apresentação de villas-Boas Correa, reúne textos de vários jornalistas políticos - entre os quais Moacir Japiassu, Alfredo Kirkis (autor de "Corredor Polonês", lançado recentemente pela Record), Haroldo Hollanda, Silvia de Souza Costa, marcelo Pontes Etc.
xxx
"Os Presidenciáveis focaliza o perfil humano e político de cada candidato, situando-o dentro do contexro econômico atual. relaciona os pontos positivos e negativos de cada candidatura e enfoca os motivos pelos quais os candidatos podem vir a ser ou não o futuro presidente.
Enquanto isto, os chamados "governáveis do PMDB" começam a se agitar. o senador Álvaro Dias está distribuindo o número um de "Nossa Proposta", formato tablóide, 4 páginas,m dando conta de sua atuação. A publicação tem nada menos que três coordenadores editoriais (sic): Lidice Vianna goes, Evandro Fonseca Paranaguá e francisco Olimpio Pereira Marçal. Dias também está distribuindo duas publicações, impressas no centro gráfico do Senado Federal: "Paraná: como desenvolver" (acompanhado da listagem de projetos apresentados) e "Paraná: tragédia das enchentes e o Pacote Enrolado".
Até agora o outro senador do PMDB, Enéas Faria, não teve tempo- ou não quis usar as mordomias oficiais do Senado para também distribuir material a respeito de sua atuação nestes primeiros meses de mandato. É bem verdade que Enéas nega que esteja de olho gordo em qualquer cargo outro nos próximos anos.
Sem ter recursos gráficos como os que dispõe os deputados federais e os senadores, o vereador Jorge bernardi continua pagando de seu bolso a impressão do "Gibi da Democracia" . O "volume 2", com 8 páginas, traz um relatório de suas atividades neste primeiro semestrre, com o título de "6 meses de luta". A idéia de Bernardi é boa mas é pena que os desenhos sejam tão fracos e a linguagem tão embolada.
Um mérito, entretanto, não se pode negar a Bernardi: procura a comunicação com seus eleitores. A maioria dos vereadores, desde que tomaram posse, não teve a mínima consideração para com os eleitores, ignorando a importância de se manter o público informado. É verdade que com raras e honrosas exceções, os nossos vereadores muito pouco teriam a apresentar como trabalho sério perante os que escolheram em 15 de novembro do ano passado.
As eleições na Associação Paranaense dos Engenheiros Florestais acontecerão dentro de um mês. A primeira chapa inscrita é a Integração, liderada por Luciano Pizzato.
Jannus Sérgio, proprietário do Warsóvia -único restaurnte típico polonês da cidade - mantém aquele estabelecimento como hobbie. Sua atividade principal é o mercado de capitais, no qual tem se saído muito bem. Tanto é que inaugura amanhã, ao entardecer as novas instalações do Losango S/A Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S/A Administração de Serviços na Rua Marechal Deodoro, 40.
Luis Augusto Juck, editor do "Digital News", dedicou o último número deste jornal especializado a analisar o avanço da informática no meio rural. Primeiro quinzenário dedicado a informática, publicado no paraná, "Digital News" começa a ter um aprogramação publicitária e clientes nacionais.
O deputado Roberto Requião também está procurando contar do que vem fazendo na Assembléia: distribuiu pelo Correio um folheto de 16 páginas sobre "Política Urbana - Propostas para Curitiba".
LEGENDA FOTO - Elias Domingos: segundo romance
Enviar novo comentário