O cantor country de Gayle
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de maio de 1984
Nem só de Willie Nelson e Loreta Lynn, vive a música country americana Linda Rondstadt, a belissima cantora que há pouco chegou com um dos mais bonitos álbuns do ano, cantando standards da melhor fase da música americana, em arranjos primorosos de Nelson Riddle, começou no country. Outra Belissima cantora country é Crystal gayle, agora em seu décimo Lp em 11 anos de carreira ( " Cage The Songbird " ).
Caçula de uma familia musical, de 8 irmãos, Gayle nasceu em Pintsville; Kentucky. No inicio ela era conhecida apenas como a irmã de Loretta Lynn - outra estrela da canção country ( e que foi biografada em " O Destino Que Deus Me Deu", que valeu a Sissy Spassek o Oscar de melhor de atriz, há 4 anos ). Aos poucos, entretanto, foi ganhando o seu espaço, embora não esqueça a ajuda da irmã. Também entre suas influências. Leslie Gore, Brenda Lee, Peter, Paul & Mary e os Beatles.
Todo os estágio inicial de sua carreira está muito ligado a Loretta, que a levou para a Nashville e surgiu seu nome artistico - ela nasceu como Brenda gail Webb, mas havia outra Brenda famosa - a Lee. Seu primeiro sucesso, " I've Cried " saiu em 1970, indo parar no 25º lugar da parada country. Mas só em 1977 começou a deslanchar, quando a Assossiação de Música Country a escolheu como melhor cantora.
" Cage the Songbird" seu segundo Lp para a Elektra/Asylum/Wea, traz como canção titulo a música que Elton John dedicou e Edith Piaf. Há também uma música de Tom Waits, "Take me home ", cantor e compositor com quem já havia trabalhando anteriormente na canção tema do filme " No fundo do Coração" ( One From The Heart, de Francis Coppola ). E entre o material inédito do disco, destacam-se "Me Against the night", " Turining away" e " On our way to love ".
Enviar novo comentário