O público operístico
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de setembro de 1983
Os entusiastas espectadores que estão prestigiando as apresentações de "La Travíata" (Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, 21 horas) confirmam, mais uma vez, a fidelidade do público operístico. Independente dos méritos desta produção amadorística, realizada com entusiasmo, o fato é que apesar de ser um gênero difícil (e sobretudo caro em suas encenações) a ópera tem uma faixa muito especial de consumidores. Tanto é que o cineasta Jean-Gabriel Albicoco, diretor da Gaumont no Brasil, está estudando a possibilidade de fazer urna promoção especial para a estréia em Curitiba de dois filmes baseados em óperas, inéditas entre nós: "Dom Giovanni", de Mozart - filmado por Joseph Losey há 5 anos, já lançado no eixo Rio-São Paulo, mas até agora sem exibição no Paraná, e "Parsifall", recente produção alemã, em homenagem aos cem anos da morte de Richard Wagner (1813-1883). Isto sem falar em "La Traviatta", na versão dirigida por Franco Zeffirelli, com Teresa Stratas, Placido Domingo e Cornell MacNeill, produção francoitaliana, ainda não negociada para os circuitos comerciais no Brasil.
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A Polygram tem sido a gravadora que mais inteligentemente vem aproveitando o público que aprecia óperas. Ainda agora, poucos meses após o lançarnento nos EUA e Europa, pela Deutsche Grammophon, de "Tristão e Isolda" de Richard Wagner, com regência de Carlos Kleiber, chega nas lojas a edição brasileira - com a mesma qualidade da estrangeira em gravação digital, numa caixa com 5 elepês, um libreto de 44 páginas, textos em inglês e alemão, temos esta nova gravação da ópera estreada em 10 de junho de 1864, em Munique, sob regência de Bullow. Esta gravação digital de "Tristão e Isolda", com a Orquestra do Estado de Dresde, na República Democrática da Alemanha, regida por Kleiber tem como solistas René Kollo, Kurt Moil, Margaret Price, Dietriche Fischer-Dieskau, Werner Gotz, Brigitte Fassbaender, Antonon Dermota, Wolfgang Hellmich e Eberhard Buchner.
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