Observatório
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de julho de 1980
Há certas pessoas que sempre justificam notícia. Dona Maria Nicolas, mestre de várias gerações de paranaense, está entre elas.
Numa idade em que poucos deixam o conforto do lar ou sequer mostram interesse por novas atividades, esta professora, escritora e pintora primitiva não descansa. Já cruzou a casa dos 70 anos, mas não se deixa abater pelo reumatismo ou outras ameaças à saúde. Ao contrário, continua a pesquisar biografias para seus livros, a atualizar seu básico << Alma das Ruas >> - ainda com um volume a espera de publicação e a receber convites para levar o seu expontâneo << know-how >> de pesquisadora da história a outros Estados. O livro que fez sobre << pioneiras paranaenses >>, destacando o trabalho de mulheres que inovaram em várias profissões, a levou a merecer convites para realizar idêntico levantamento em Mato Grosso e assim há algumas semanas esteve em Cuiabá. Lá foi recebida por autoridade que lhe deram a maior atenção, inclusive por parte da Assembléia Legislativa, cujo presidente, Oscar da Costa Ribeiro, se mostra interessado que dona Maria Nicholas orienta um << quem é quem >> do Legislativo mato-grossense.
Curiosamente, até agora, apesar de várias sugestões feitas a respeito, nenhum de nossos parlamentares lembrou-se de apoiar uma reedição atualizada de << Cem Anos de Vida Parlamentar >>, que dona Maria publicou em 1954, quando das comemorações do centenário de emancipação política do Paraná. Obra há muito esgotado - e única referencial dos ocupantes do Poder Legislativo entre 1853-1954, este volume poderia ser atualizado - acrescentando as biografias dos deputados que passaram pela Assembléia nos últimos 25 anos, e ser relançada - com recursos do próprio Poder Legislativo. Dois ex-[residente da Assembléia receberam sugestões a respeito mas, por total insensibilidade, nem sequer se dignaram a dar uma resposta. Agora, uma nova proposta será feita a Fabiano Braga Cortes, atual presidente e que, se espera, mostre mais receptividade a idéia de seus colegas que o antecederam no cargo.
Enviar novo comentário