Os acidentes de turismo
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de julho de 1989
Uma das sínteses tentadas para explicar "O Turista Acidental", logo que saiu a primeira edição americana (1985) foi a de que seria a história de uma grande transformação. E do medo que as pessoas têm de viajar, seja para onde for, até para dentro de si mesmas.
Portanto, não é bem o exemplo de um estímulo à viagens - nesta nossa aldeia global em que as distâncias se encurtam cada vez mais e as viagens, a cada momento, tornam-se mais comuns e corriqueiras para todos (todos?) os segmentos.
Três anos depois que Anne Tyler publicou o livro - e muitas edições depois (inclusive a brasileira, da Summus, já em 5ª tiragem), "The Acidental Tourist" foi um dos filmes mais elogiados no ano passado, ganhando indicações ao Oscar e levando ao menos um - o de melhor atriz para a até então pouco conhecida Geena Davis (melhor coadjuvante), que anteriormente só havia aparecido em "Tootsie" (1982), como a garota em suas roupas íntimas que dividia o camarim com Dustin Hoffman. Mas seu primeiro papel de destaque foi em 1986, contracenando com Jeff Goldblum como uma repórter científica free-lancer, no grande sucesso que foi a refilmagem de "A Mosca" (The Fly, de David Cronenberg). Posteriormente, fez "Os Fantasmas se Divertem".
Macon Leary (William Hurt) vive dos guias de viagens que escreve. Para pessoas que detestam viajar. Nesses guias oferece aos "turistas acidentais" sugestões de como se "aproximar" o máximo possível de sua casa - da cama ao hamburguer tipicamente americano.
De certa forma, refletem muito de sua própria vida - entre o romance, a comédia e o drama, de um escritor viajante cujo mundo se transforma ao ser abandonado pela esposa Sarah (Kathleen Turner, uma das atrizes em maior ascensão no cinema americano), é obrigado a voltar a conviver no tenso ambiente familiar de sua família - onde seus três irmãos (Amy Wright, David Ogden Siers e Ed Begley Jr.) formam um clã docemente perverso que evita contato com o mundo exterior, recusa-se a atender telefone, dispõe em ordem alfabética o que há em seus armários da cozinha e freqüentam lojas de ferragens do mesmo modo que outras pessoas vão a boutiques. Neste universo familiar neurótico, centrado na cidade de Baltimore, e o qual Leary tem que suportar - devido a um acidente em que quebrou uma perna - envolve-se com Muriel (Geena Davis), que começa a mudar o seu mundo: ela é uma treinadora de cachorros tão extrovertida quanto ele é introvertido.
Com um argumento que oferece elementos fascinantes - e o que explica o êxito que o romance de Anne Tyler, 48 anos, americana de Mineápolis, vem alcançando, uma das revelações do cinema americano dos anos 80, Lawrence Kasdan, 39 anos, realizou uma obra que o coloca entre os realizadores mais importantes. Excelente roteirista ("O Império Contra Ataca", "O Retorno de Jedi", "Os Caçadores da Arca Perdida"), Kasdan estrearia com um thrilling excitante, "Corpos Ardentes" (Body Heat, 1981), reunindo justamente Kathleen Turner e William Hurt (Oscar por "O Beijo da Mulher Aranha"), que retornam agora em "O Turista Acidental". Depois fez o intimista "O Reencontro" (The Big Chill, 1983) e uma digna revisão do western "Silverado", 1985.
xxx
"O Turista Acidental" (The Acidental Tourist), EUA, 1988, de Lawrence Kasdan (também roteirista), baseado no livro de Anne Tyler (edição brasileira da Summus, 278 páginas); fotografia de John Bailey; música de John Willians. Elenco: William Hurt, Kathleen Turner, Geena Davis, Amy Wright, David Ogden Siers, Ed Begley Jr. e Seth Granger. No Astor em 5 sessões (Mais cinema na página 8).
LEGENDA FOTO - William Hurt e Geena Davis: "O Turista Acidental", no Cine Astor.
Tags:
- A Mosca
- Amy Wright
- Body Heat
- Cine Astor
- Corpos Ardentes
- David Cronenberg
- Dustin Hoffman
- Ed Begley Jr
- Geena Davis
- Jeff Goldblum
- John Bailey
- John Willians
- Kathleen Turner
- Lawrence Kasdan
- No Astor
- O Beijo da Mulher Aranha
- O Império Contra Ataca
- O Reencontro
- O Retorno de Jedi
- O Turista Acidental
- Os Caçadores da Arca Perdida
- Os Fantasmas
- The Big Chill
- The Fly
- William Hurt
Enviar novo comentário