Para o público pop (II)
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de novembro de 1974
JAMES TAYLOR - música dos mais suaves baladistas e guitarristas da nova música norte-americana. James Taylor não deve ser confundido na vala comum da música pop. Muito pelo contrário, seu trabalho é bem mais sério e responsável. "Walking Man" (Warner Brothers Records/Continental, w.070, outubro/74) é o seu mais recente disco lançado no Brasil, onde apoiado numa seção de metais e com auxílio vocal de sua esposa, Carly Simon (ma das mais suaves vozes dos últimos anos) e a participação especial de Paul e Linda McCartney e David Spinozza, apresenta 10 novas e bonitas músicas: "Walking Man", "Rock'n Roll Is Music Now", "Let It All Fall Down", "Me And My Guitar", "Daddy'S Baby", "Aint' No Song" (de David Spinozza e Joey Levine), "Hello Old Friend", "Migration", "The Promised Land" (Chuck Berry) e "Fading Away".
BLUE - A musical e colorida palavra Blue parece ser de agrado dos músicos pop: mais de 10 grupos pop utilizando "Blue" em sua designação são relacionados por Jean-Marie Leduc/Jean-Noel Ogouz, editores da revista "Rock/Folk", em sua "La Pop-Music" (Paris, 1973, 2 volumes), mas onde não há, porém, qualquer citação a este grupo Blue formado por Ian Mac-Millian (baixo), Hugh Nicholson (guitarra, piano), Smiggy (guitarra) e Timmy Donald, (bateria), naturalmente todos também vocalistas que aparecem com o lp "Life in the Navy" (RSQ.Phonogram, 2394133, outubro/74), com 10 [músicas] próprias, de títulos suaves: "Sweet Memories", "Lonesome", "Sad Sunday", "Atlantic Ocean", "Love", "Big Bold Love", "Mr. Moon" e "Let's Tald It Over".
JACKSON FIVE - Originários de Gary, Indiana, o quinteto vocal negro foi descoberto pela cantora Diana Ross, na época uma das Supremes. Michael, Jermaine, Tito, Jackie e Marlon Jackson começaram a gravar na Motown e em pouco tempo alcançaram as paradas de sucesso. O êxito internacional do grupo animou os empresários George Ellis e Albert Koski, que há pouco fundaram ma grande firma para produção de shows musicais no Brasil, a trazer o Jackson Five ao nosso País, numa temporada que não deu os resultados financeiros esperados. Mas a Tapecar, que há mais de 3 anos vem lançando seus discos, representante que é da Motown, não deixou passar a oportunidade para colocar nas lojas um novo lp dos irmãos ("Dancing Machine", MG-78S1), com a seguinte seleção: "I Am Love", "Whatever You Got, I Want", "She's A Rhythm Child", "Dancing Machine", "The Life of the Party", "What You Don't Love You This Way", "It All Beggins And Ends With You" e "The Mirrors Of My Mind".
JAMES BROWN - Também o cantor James Brown, já veterano em termos musicais (em 1958 fazia sua primeira gravação, "Try Me", em 64 voltava a tentar com "Out of Sight"), esteve no Brasil, há algum tempo, com sua música estridente, cultural, pouco agradável aos ouvidos mais sensíveis - mas curtido por um público específico. E para este público é que a Phonogram editou o álbum (2 lps) "The Payback", adjetivando James Brown de The godfather of Soul. Apenas oito [músicas], nas quatro faces, em trabalhos bastante pretenciosos: "The Pay Back" (7,35'), "Doing the Best I Can" (7,50'), "Take Some-Leave Some ..." (8,22), "Shoot Your Shot " (8,08), "Forever Suffering" (5,42), "Time Is Running Out Fast" (12,37), "Stone To the Bone"(10'05) e "Mind Power" (10,35).
Com Fred Wesley and the J. B. 'S - e . J. B. S' entendíamos como a James Broun Band - temos "Damn Right I Am Somebody" (Polydor, 2391125, outubro/74), com um repertório de 7 músicas de James Brouwn e mais "You Sure Love To Ball ...". Este disco foi gravado na mesma sessão em que foi realizado o álbum "The Payback",
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