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Aramis

saudades de Haley

A morte de Bill Haley (1925-1980) provocou um relativo interesse pelos discos deste guitarrista e líder do grupo The Comets, que a partir de 1954, com a gravação de "Rock Around the Clock" (utilizado na trilha sonora do histórico "Sementes da Violência/Blackboard jungle", 55, de Richard Brooks) se tornaria um marco da pré-história do rock'roll - mas que teria, entretanto, no rebolativo Elvis Presley (1935-1977) a sua estrela mais fulgurante. No Brasil, os discos de Bill Haley nunca encontraram a repercussão que tiveram nos EUA, especialmente na segunda metade dos anos 50. Ao contrário, até há pouco - quando Bill Haley ainda vivia, nem mesmo a sua vinda para muitas apresentações com um novo conjunto (esteve inclusive no Guaíra, sem fazer sucesso), era difícil até encontrar suas gravações. Assim, ao menos historicamente, o aparecimento de "Bill Haley & The Comets"(K-Tel, 40l7, abril/81) adquire um sentido documental. Dando a impressão de ter sido gravado ao vivo, haja vista os aplausos do público, neste álbum temos 16 temas, entre os muitos que Haley costumava apresentar para entusiasmo dos teen-agers dos anos 50 - hoje circunspectos senhores e senhoras na faixa dos 40/50 anos. No disco estão afora os clássicos "Rock Around The Clock" (Knight Freedman) e "saints Rock And Roll" (Haley/Gabler), também "Skinny Minnie", "Land Of a Thousand Dances", "Harlem Nocturne", "Justine", "The Seventh Son", "New Orleans", "Razzle Dazzle", e "Shake, Rattle & Roll", entre outros incrementados temas. xxx Enquanto a Odeon lança a trilha sonora de "The Jazz Singer", refilmagem do primeiro filme falado da história do cinema ( "O Cantor de Jazz", 1927, com Al Jolson), agora estrelado por Neil Diamond, também autor das músicas, a Ariola coloca nas lojas um novo disco deste cantor nascido no Broolkyn, New York, em 1942. A partir de 1967, com "I'm a Believer" e "A Little Bit Me, A Little Bit You", Diamond passou a colecionar sucessos. Baladista suave e harmonioso, equilibrado em suas interpretações, Diamond é um compositor fecundo, com uma obra bastante conhecida - não só através de suas próprias interpretações mas, principalmente, com as gravações de outros artistas. Em "Neil Diamond And The Singer Sings His Song" (MCA/Ariola, abril/81), estão músicas como "Captain Sunshine", "Free Life", "Hurlin'You Don't Come Easy", Coldwater Morning", "Walk on Water", "Stones", "Merry-Go-Round", "Juliet" e o nostálgico "Brooklyn Roads".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal da Música
25
10/05/1981

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