A "Tribuna" diária de São José dos Pinhais
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de junho de 1991
Ao mesmo tempo em que o mais antigo jornal de Região Metropolitana de Curitiba comemora se 34o aniversário e prepara-se para, dentro de alguns meses, adquirir a periodicidade diária - a "Tribuna de São José", em São José dos Pinhais - um novo vespertino é anunciado para circular em Curitiba até o final de julho - "Folha da Imprensa"- e no campo de revistas, semanários e quinzenários com públicos - alvos específicos também aumenta - mostrando que apesar de todas as dificuldades do mercado, o jornalismo impresso continua a estimular pequenos empresários-jornalistas.
Elon Fay Natal Bonin, 56 anos, dedicando-se agora exclusivamente à "Tribuna de São José ", que fundou em 18 de junho de 1957, em sociedade com Alceu Pires Machado, João Maria Araújo Franco e Rene Miranda, transformou o antigo quinzenário em atuante publicação, com 8 páginas, que circula três vezes por semana. "Esperamos, até 1992, dar uma periodicidade maior pois o crescimento de São José dos Pinhais, especialmente no lado industrial, justifica um jornal diário", diz com o mesmo entusiasmo de quando, há três décadas e meia, idealizava o seu pequeno jornal - que vimos nascer e ali, tendo o orgulho de publicarmos nossas primeiras matérias ainda em fins de 1957 - numa colaboração que crescia entre 1958/59. Funcionário aposentado do Tribunal de Contas do Estado, vereador po 22 anos e candidato nas últimas eleições a prefeito de São José dos Pinhais - quando perdeu para Moacir Piovesan, Elon não esconde que, "dependendo das circunstâncias", voltará à política.
Programado para ser um vespertino , com 8 páginas, fechamento de redação às 13 horas e circulando no final da tarde, "Folha da Imprensa" é um empreendimento do colunista Alcy Ramalho Filho, redator de coluna de informações culturais nos jornais "Gazeta do Povo" e "Folha de Curitiba". Associado a Paulo M. Gaio, instalou em seu imóvel próprio (rua Machado de Assis, 462, Juvevê) equipamento gráfico, importado dos Estados Unidos e começa a formar uma pequena equipe - procurando o nome ideal para chefiar a redação. Até agora, conta com apenas dois profissionais contratados - Wilmar Klein (ex-"Quem") e o jovem Zanim, ex-repórter esportivo de O Estado do Paraná . O jornal terá várias colunas, abrigando também muitos colaboradores. Uma das editorialistas será a advogada e cinéfila Anita Zippin Monteiro, cujo marido Marco Aurélio Monteiro, presidirá o conselho editorial.
xxx
Aldo Matsuda, 48 anos, paranaense de Uraí, encontrou uma maneira diferente para comemorar os 25 anos de formatura: está lançando a revista "Idéias e Perspectivas". Dono de um escritório de arquitetura dos mais bem sucedidos financeiramente, Matsuda pensou inicialmente em fazer apenas uma publicação em papel jornal, formato tablóide, para comemorar suas bodas de prata com a arquitetura. Entretanto a idéia evoluiu, contratou um jornalista, Álvaro Collaço, e acabou bancando o número zero de uma revista de 32 páginas. Como o campo é próspero - afinal, há centenas de empresas ligadas a arquitetura e decoração - a publicação será bimensal, aumentando inclusive a circulação inicial (7 mil exemplares, distribuição gratuita). Neste primeiro número, um dos colegas badalados é o arquiteto Júlio Pechmann, dono de um escritório de arquitetura e decoração, com filial em São Paulo, que está hoje entre os que mais rendem no Brasil - partindo inclusive para atender clientes internacionais como o paulista Sig Bergamin (este já com uma filial em Nova York). Entre os colaboradores de "Idéias e Perspectivas", o múltiplo Valêncio Xavier, com textos sobre o seu amigo Poty Lazzarotto (sobre quem prepara uma biografia de 500 páginas) e rememora a importância de Paul Garfunkel, que também ganhará um livro biográfico, preparado por seu genro, o ex-ministro Karlos Rischbieter, hoje presidente da Volvo do Brasil S/A
Tags:
Enviar novo comentário