Um álbum duplo com os compactos dos Beatles
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de fevereiro de 1989
Possuindo um tesouro em seu acervo - praticamente toda a discografia dos Beatles - a multinacional EMI-Odeon continua a ter, na obra do mais significativo grupo Pop desta era, um manancial de imensos lucros. Embora, praticamente, nunca tenha retirado de catálogo os seus discos, periodicamente há uma reciclagem - com novas capas e edições. Com o advento do laser, após a matriz ter providenciado a colocação no mercado da coleção completa dos 13 álbuns gravados entre 1962/1970, quando o conjuto se dissolveu, agora em Compact Disc, a filial brasileira colocou a coleção a disposição dos beatlemaníacos que se disponham a gastar quase Ncz$ 300,00 para terem a perfeição das gravações laser.
Além da reedição dos álbuns dos Beatles, a EMI-Odeon decidiu também reunir num álbum duplo ("The Beatles/Past Masters"), 22 das gravações editadas originalmente em compactos. Raridades há muito disputadas por milhões de colecionadores, os velhos compactos dos Beatles traziam curiosidades, pois muitas vezes o sucesso de um lado eclipsou o da outra face - ficando assim menos conhecidas.
Também num processo de filtragem de som (o álbum também sai em CD), "Past Masters" se não chega a trazer material inédito, traz ao menos registros originais e curiosos. Por exemplo, tem "Matchbox", um antigo sucesso de Carl Perkins, de 1957, com um registro em que Ringo Star é o solista. Já "This Boy" foi o lado B do compacto de "I Want To Hold Your Hand", somente nas vozes de John, Paul e George, em registro de 17 de outubro de 1963. "Lady Madonna", no registro feito na primavera de 1968, teve uma produção complicada devido à viagem que o quarteto fez à Índia atraído pela meditação transcedental. No outro lado daquele compacto apareceria "The Inner Light", primeira composição de George Harrison a obter destaque.
Notas de Mark Lewisohn explicam a importância de cada um dos registros deste álbum que, para os beatlemaníacos (e eles continuam fidelíssimos, 18 anos após o final do grupo e 27 depois que o quarteto apareceu) deitarem e rolarem com múltiplos orgasmos auditivos.
Enviar novo comentário