Cinema
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 11 de abril de 1973
poucas semanas de 1973 estarão com uma programação cinematográfica tão atraente como esta. Não que estejam em exibições apenas obras-primas, mas, coincidência ou não, após os nossos exibidores terem cumprido a lei de proteção ao cinema nacional, acontece uma série de boas estréias, que, por um motivo ou outro, merecem a atenção do público que gosta de bom cinema. De princípio, temos um espetáculo diferente de Sam Pekinpah, cineasta que se tornou sinônimo da violência crítica (<< Meu Ódio Sera Tua Herança >>, << Sob o Domínio do Meio >>), mas que, afinal oferece um filme que obteve censura livre: << Dez segundos de Perigo >> (cine Vitoria), melancólico ensaio sobre um rodeio, que reúne ao lado do ator-produtor Steve McQueen (foto), dois veteranos: Robert Preston e Ida Lupino, esta, uma das poucas atrizes norte-americanas que tentou a direção, mas que, há mais de uma década estava afastada de Hollywood. << Fim de uma angústia >> (cine São João) é a primeira - e promissora, a julgar pelas referências - tentativa do excelente ator George C. Scott no campo da direção. Uma obra vigorosa, tema dos mais atuais (poluição, perigo de experiências nucleares) e com outro bom ator no elenco - Richard Basehart. Para que em curte ainda a nouvelle vague, um momento de nostalgia: << As Corças >> (cine Marabá) de Claude Chobrol. Já o publico de menos de 20 anos, que até agora só curtia o histórico << Concerto para Bangladesh (Madison Square Garden, agosto-71) através do álbum (3 lps) editado pela CBS, a oportunidade de ver (e ouvir) gente como Eric Clapton, Bob Dylan, George Harrison, Leon Russel, Ringo Star e outros, no documentário de Saul Swimmer em exibição no Exccelsior.
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