Viagem no tempo com a época de ouro do rádio
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 30 de janeiro de 1987
Quem tem saudades do rádio nos bons tempos - dos anos 30 a 50 - quando a Nacional exercia a força semelhante às grandes cadeias de televisão como em nossos dias, tem uma opão: a coleção "Assim Era o Rádio", que um veterano locutor, Costa Manso, vem editando através da Collector's Editora (Rua Visconde de Pirajá, 550-SS-112, CEP 22410, Rio de Janeiro).
Tendo conseguido um precioso acervo de matrizes de programas da Rádio Nacional (e também de algumas outras emissoras), Costa Manso decidiu democratizar este material: há quase dois anos, vem editando em fitas minicassete os mais interessantes.
Com boa qualidade técnica e mantendo a íntegra de cada audição - incluindo os deliciosos comerciais, jingles e spots dos patrocinadores da época - a audição destes programas representa uma viagem no túnel do tempo.
Por exemplo, dos dez novos volumes lançados - fazendo a coleção chegar a 50 cassetes (Cz$ 80,00 cada um, pedidos diretamente com acréscimo de Cz$ 10,00 pela embalagem e transporte) trazem preciosidades como, por exemplo, Dorival Caymmi cantando 5 músicas, três delas inéditas. Dessas três, duas ele canta com sua mulher Stella Maris, que foi cantora na Rádio Nacional - abandonando a carreira quando se casaram. Em outro volume, há o encontro de cinco dos grandes maestros da Rádio Nacional - que, na fase áurea, chegou a ter 140 músicos contratados e três orquestras: Radamés Gnatalli, Lírio Panicalli, Leo Peracchi, Alberto Lazzoli e o paranaense Alceu Bochino.
Outra fita traz "A Felicidade Bate à sua Porta", com o campeão dos auditórios Heber de Boscoli e, com ele, Yara Sales. Há audições de programas que marcaram época como "Incrível, Fantástico, Extraordinário", do Almirante; o PRK-30, as "Audições Joubert de Carvalho" (numa das gravações o recém-falecido Zacharias do Rêgo Monteiro interpreta duas músicas). Enfim, uma viagem ao tempo em que o rádio era a grande tradição da união artística do Brasil, através da Nacional.
Enviar novo comentário