A vida de Paulo Wright retratando uma época
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de abril de 1989
Contar as controvérsias do regime militar e as ações de resistência à disputa brasileira é a proposta do filme que o Cine Groff começa a exibir hoje, com sessões às 14, 16, 18, 20 e 22h. "PSW - Uma crônica subversiva" conta a história de Paulo Stuart Wright, ex-deputado e desaparecido nos porões da repressão.
O filme começa mostrando o encontro clandestino de Paulo com mais dois combatentes, na Semana da Pátria de 1973, quando teria sido preso e supostamente morto, e segue numa retrospectiva onde conta a sua trajetória pessoal e política.
Paulo Stuart Wright nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, filho de pais americanos e protestantes, fato que o levou a estudar nos Estados Unidos. Também graças a essa influência é que Paulo, já de volta ao Brasil, engajou-se ao movimento de trabalho social que os protestantes progressistas desenvolveram na época. Em 1963 foi eleito deputado estadual, baseando seu mandato em atos e defesa das reivindicações dos trabalhadores. Em 1964 foi cassado, sendo obrigado a deixar o país, só retornando em 1967, quando passou a lutar clandestinamente contra a ditadura. Desapareceu em 1973, e seu irmão, o pastor protestante Jaime Wright, coordenador do livro "Brasil Nunca Mais", ainda continua investigando o fato.
Antônio Fagundes vive o papel de Paulo, e no elenco estão ainda Paulo Mosca, Renato Borghi, Maria Padilha e Antônio Abujamra. A produção é assinada por José Jofilly e a direção é de Paulo Halm e Luís Arnaldo Dias Campos. O primeiro já é conhecido pelos trabalhos realizados nos filmes "Pedro Mico", de Ipojuca Pontes, e "A cor do seu destino", de Jorge Duran, quando foi assistente de direção. Já Luiz Arnaldo consagrou-se com o curta "Na calada da noite", vencedor do Sol de Ouro no Rio Cine Festival de 1986, e também com o curta ABC Brasil, que ganhou o prêmio de melhor filme no festival de curtas de Niterói.
"PSW - Uma crônica subversiva" é portanto, a soma de vários talentos num esforço de mostrar a público um retrato de uma época importante da história nacional, aproximando-se totalmente do ponto de vista daqueles que foram silenciados pela história oficial.
LEGENDA FOTO - Renato Borghi, no filme "PSW - Uma Crônica Subversiva"
Enviar novo comentário