Paulo Moura
A música instrumental em "boom" de qualidade
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de janeiro de 1992
Comparativamente a música vocal, os instrumentistas brasileiros tiveram uma boa presença em 1991. Apesar de quantitativamente ainda reduzidos, mostram cada vez mais o vigor, talento e evolução de nossos instrumentistas - muitos deles fazendo carreira no Exterior. Coincidentemente, coube a pequenas etiquetas independentes - a hoje quase extinta Chorus, a Visom e, especialmente a Kuarup e a jovem Caju Music fazerem edições de maior qualidade.
Tags:
- Cajú Music
- Chiquinho do Acordeon
- Dino Sete Cordas
- Djalma Correa
- Egberto Gismonti
- Geraldo Flach
- Leo Gandelman
- Luís Alves
- Mario Aratanha
- Milton Nascimento
- Nonato Luiz
- Paulo Moura
- Peter Klam
- Quarteto Bessler-Reis
- Radamés Gnatalli
- Rafael Rabello
- Romeu Seibel
- Santa Cruz do Sul
- The Magic Bonfá
- Túlio Mourão
- Wagner Tiso
Os Baianos Independentes - Wesley, o homem que produz os sucessos da Bahia para o Brasil
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de janeiro de 1992
Em setembro, a moça já era a musa do verão-91 em Salvador: seu primeiro elepê-solo ("Maravilha, Maravilhê", Estúdios WR/Eldorado) nem bem chegava às lojas e já estava sendo executado nas emissoras de rádio.
Agora conforme o "Jornal do Brasil" registrou em reportagem em seu Caderno B. Daniela Mercury começa a obter repercussão nacional.
As emissoras de Salvador, há mais de 5 meses vêm divulgando esta baiana jovem, bonita e cujo "Swing da Cor" (Luciano Gomes) diz "Te curupaco kioiô/eu sou Muzenza larauê..." - que, neste Carnaval de 92 deve explodir nacionalmente.
Tags:
- Antônio Carlos
- Caderno B
- Caetano Veloso
- Carlos Cachaça
- Carlos Pita
- Ederaldo Gentil
- EMI/Odeon
- Estúdio Eldorado
- João Silva
- JS Discos
- Luciano Gomes
- Luís Caldas
- Luís Carlos
- Maria Creuza
- Nelson do Cavaquinho
- Nosso Som
- Nova República
- O Som da Gente
- Orlando Silveira
- Os Ingênuos
- Paulo Moura
- Prêmio Sharp da Música
- Rafael Rabello
- Ricardo Chaves
- Roberto Ribeiro
- Roberto Sant
- Wesley Rangel
- WR
Os Baianos Independentes - Wesley, o homem que produz os sucessos da Bahia para o Brasil
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de janeiro de 1992
Em setembro, a moça já era a musa do verão-91 em Salvador: seu primeiro elepê-solo ("Maravilha, Maravilhê", Estúdios WR/Eldorado) nem bem chegava às lojas e já estava sendo executado nas emissoras de rádio.
Agora conforme o "Jornal do Brasil" registrou em reportagem em seu Caderno B. Daniela Mercury começa a obter repercussão nacional.
As emissoras de Salvador, há mais de 5 meses vêm divulgando esta baiana jovem, bonita e cujo "Swing da Cor" (Luciano Gomes) diz "Te curupaco kioiô/eu sou Muzenza larauê..." - que, neste Carnaval de 92 deve explodir nacionalmente.
Tags:
- Antônio Carlos
- Caderno B
- Caetano Veloso
- Carlos Cachaça
- Carlos Pita
- Ederaldo Gentil
- EMI/Odeon
- Estúdio Eldorado
- João Silva
- JS Discos
- Luciano Gomes
- Luís Caldas
- Luís Carlos
- Maria Creuza
- Nelson do Cavaquinho
- Nosso Som
- Nova República
- O Som da Gente
- Orlando Silveira
- Os Ingênuos
- Paulo Moura
- Prêmio Sharp da Música
- Rafael Rabello
- Ricardo Chaves
- Roberto Ribeiro
- Roberto Sant
- Wesley Rangel
- WR
A música instrumental em "boom" de qualidade
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de janeiro de 1992
Comparativamente a música vocal, os instrumentistas brasileiros tiveram uma boa presença em 1991. Apesar de quantitativamente ainda reduzidos, mostram cada vez mais o vigor, talento e evolução de nossos instrumentistas - muitos deles fazendo carreira no Exterior. Coincidentemente, coube a pequenas etiquetas independentes - a hoje quase extinta Chorus, a Visom e, especialmente a Kuarup e a jovem Caju Music fazerem edições de maior qualidade.
Tags:
- Cajú Music
- Chiquinho do Acordeon
- Dino Sete Cordas
- Djalma Correa
- Egberto Gismonti
- Geraldo Flach
- Leo Gandelman
- Luís Alves
- Mario Aratanha
- Milton Nascimento
- Nonato Luiz
- Paulo Moura
- Peter Klam
- Quarteto Bessler-Reis
- Radamés Gnatalli
- Rafael Rabello
- Romeu Seibel
- Santa Cruz do Sul
- The Magic Bonfá
- Túlio Mourão
- Wagner Tiso
Os 10 melhores lançamentos instrumentais brasileiros-1991
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de janeiro de 1992
1. "Bonfá's Magic" - Luiz Bonfá (Caju); 2. "Retratos/Radamés Gnatalli" - Chiquinho do Acordeon/Rafael Rabello/Orquestra de Cordas Brasileiras (Kuarup); 3. Rafael Rabello & Dino 7 Cordas (Caju); 4. "Tocar" - Geraldo Flach (RGE); 5. "Profissão, Músico" - Wagner Tiso (Polygram); 7. Paulo Moura e Ociladocê Interpretam Dorival Caymmi (Choros); 8. "Visões" - Leo Gandelman (Polygram); 8. Egberto Gismonti (EMI-Odeon); 9. Altamiro Carrilho - 50 anos de choro (Visom) e 10.
Os 10 melhores lançamentos instrumentais brasileiros-1991
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de janeiro de 1992
1. "Bonfá's Magic" - Luiz Bonfá (Caju); 2. "Retratos/Radamés Gnatalli" - Chiquinho do Acordeon/Rafael Rabello/Orquestra de Cordas Brasileiras (Kuarup); 3. Rafael Rabello & Dino 7 Cordas (Caju); 4. "Tocar" - Geraldo Flach (RGE); 5. "Profissão, Músico" - Wagner Tiso (Polygram); 7. Paulo Moura e Ociladocê Interpretam Dorival Caymmi (Choros); 8. "Visões" - Leo Gandelman (Polygram); 8. Egberto Gismonti (EMI-Odeon); 9. Altamiro Carrilho - 50 anos de choro (Visom) e 10.
DESTAQUES
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de janeiro de 1992
Compositor: Antônio Carlos Jobim (*)
Revelação de compositor: Péricles Cavalcanti
Cantor: Emílio Santiago (Lp "Brasileiríssimas - volume 4", Sigla/Som Livre)
Revelação de cantor: Edson Cordeiro (**) e Orlando Morais
Cantora: Elizeth Cardoso (***)
Revelação de cantora: Vangi Leonel (lp "Vangi", Sony Music)
Arranjador: Chiquinho de Moraes
Revelação de arranjador: Guga Stroetter (lp "Canções")
Capa: Elifas Andreato ("Vai meu Samba, vai" e "Carrancas")
Produtores: Hermínio Bello de Carvalho e João Carlos Botezelli
Tags:
- Aldir Blanc
- Antônio Carlos Jobim
- Antônio Cícero
- Djalma Correa
- Edson Cordeiro
- Elifas Andreato
- Elizeth Cardoso
- Emílio Santiago
- Faz de Conta
- Hermínio Bello de Carvalho
- Jaquinho Morelenbaum
- Jerome Kern/Oscar Hammerstein II
- João Carlos Botezelli
- Luís Carlos Borges
- Make Believe
- Márcio Montarroyos
- Noel Rosa
- O Dono do Mundo
- Orlando Moraes
- Paulo Moura
- Quinteto Violado
- Rafael Rabello
- Sigla/Som Livre
- Sony Music
- Toinho Alves
- Três Apitos
- Wagner Tiso
- Zé Nogueira
O mestre Moura revisita em afro o mestre Caymmi
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 13 de setembro de 1991
Depois do último fim de semana com um espetáculo musicalmente cool, na união perfeita do virtuosismo do baixo de Arismar do Espírito Santo com os harmoniosos teclados de Amilson Godoy, a temporada musical do Paiol terá a partir de hoje outro belíssimo momento instrumental - desta vez com temperatura mais elevada: Paulo Moura, com um repertório calcado especialmente na sua leitura afro-jazzística da obra de Dorival Caymmi, espécie de amostragem ao vivo do seu último álbum ("Chorus"), já considerado como um dos melhores do ano.
Um estúdio de invenção para conhecer melhor nosso Brasil
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de julho de 1991
Num momento em que a música popular brasileira vive uma de suas piores [fases], com os nossos melhores talentos permanecendo anos sem condições de fazer elepês (Paulinho da Viola é um exemplo) e que esquemas massificantes de multinacionais como a WEA trazem o lixo da produção internacional, descaracterizando o mercado e impondo um som supérfluo e medíocre, torna-se mais admirável ainda o esforço de produtores independentes.
Tags:
- Altamiro Carrilho
- Arthur Moreira Lima
- Calazans Neto
- Carlos Pita
- Célia Vaz
- Elomar Figueira de Mello
- Heraldo do Monte
- João Omar
- Lauro Henrique
- Marcelo Bernardes
- Paulinho da Viola
- Paulo Moura
- Paulo Sérgio Santos
- Peter Klein
- Plano Collor
- Quarteto Bessler-Reis
- Rio Gavião
- Sala Cecília Meirelles
- Teresa Souza
- Vitória da Conquista
- Walter Santos