Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná

Artigo em 31.01.1982

JOÃO MANOEL SIMÕES é um exemplo de intelectual que trabalha a sua obra. Ensaísta, contista e, especialmente, poeta, desde 1959 vem publicando seus livros e mantendo seus textos aqui lançados foi, posteriormente, reunida em livros.

No resultado do vestibular, uma hora de emoção para Vasconcelos

Três mil pais tiveram momentos de grande emoção e alegria na semana que passou, com a aprovação de seus filhos nos exames de seus filhos nos exames vestibulares da Universidade Federal do Paraná. Mas a grande maioria teve que encontrar forças para estimular aos filhos que não conseguiram aprovação, se reanimarem e tentarem novamente em 1983.   Poucos tiveram uma emoção tão grande quanto o estimado locutor e apresentador Alcides Vasconcelos.

Folclore Acadêmico

Um irreverente advogado, que marcou época em seus tempos de acadêmico na Universidade Federal do Paraná, esta recolhendo as mais deliciosas estórias da septuagenária escola – afinal ela foi criada (junto com as de Medicina e Engenharia) em 1912 – para um livro com o “folclore universitário” – destinado a ser best-seller e obra polêmica, ao mesmo tempo.

A parceria do arquiteto com o comunista que deu prêmios

A união não deixa de ser curiosa: um arquiteto com 16 anos de vivência na área de planejamento urbano - Sérgio Póvoa Pires, 40 - associa-se a um advogado e ativíssimo militante comunista, desde 1981 próspero empresário do setor de relojoarias - Marcelo Jugend, 41 anos - para formar uma [grife] sofisticada na produção de jóias destinadas a um público da alta burguesia.

O prefeito bem amado que foi condecorado com um fusquinha

Em 1967, quando foi criada a Justiça Federal, os primeiros juizes indicados para ocuparem as varas no Paraná foram o professor Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, que havia sido deputado federal, tendo inclusive representado o Brasil em reuniões da ONU, Heraldo Vidal Coro e Milton Luis Pereira. Representava, já, uma [ascensão] significativa para o menino pobre criado no Norte do Paraná - nas cidades de Apucarana e Califórnia, e que vindo estudar em Curitiba, em 1951, aqui ganhou seu primeiro salário como locutor da Rádio Clube Paranaense.

Afinal, o Paraná tem agora o grande dicionário histórico

Na noite de segunda-feira, 13, ao encontrar-se com a Secretária Gilda Poli, da Cultura, no jantar em que o governador Roberto Requião comemorou no Palácio Iguaçu o lançamento do Projeto Pipa programa de Incentivo à produção Artística, o advogado Luis Roberto Nogueira Soares, deu mais uma prova de sua [modéstia] e paranismo: falando a Professora que ocupa hoje a pasta da qual ele foi o primeiro titular, lhe disse que a Secretária poderia ainda nesta administração - fazer uma segunda edição, "revista e naturalmente ampliada", de uma obra que ainda não teve lançamento oficial: "Dicionário Hist

Forte Neto, o senhor técnico com 30 anos de experiência e prêmios

Em menos de 3 semanas, sem qualquer esquema político-promocional, o arquiteto e professor Luís Forte Neto teve uma surpresa das mais gratificantes: centenas de telefonemas, mensagens por fax e telex, cartas, telegramas e mesmo pessoas que o procuraram pessoalmente para lhe transmitir o maior apoio para que dispute a Prefeitura de Curitiba.

Ligeirinho, Jaime iria para os EUA, segundo os inimigos

Duas notas de 15 linhas, na coluna "Painel", da "folha de são Paulo", edição de sábado, 18/04/1992, trouxeram euforia ao staff do politiqueiro Grecca de Macedo. Sob o título "Marca Registrada", a primeira notícia disse: "A exposição sobre Curitiba nos EUA pode render mais do que prestígio para o Prefeito Jaime Lerner e seu sócio Cassio Taniguchi. Eles patentearam a estação em formato de tubo usada na cidade e que pode ser "exportada".

Museu realiza cursos de xilo e arte-papel

Museu da Gravura promove, a partir de segunda-feira, o curso de xilogravura com a artista plástica Yara Quasque, com término dia 18, e de papel artesanal com a pesquisadora Clarice Borian, até dia 31. Os cursos terão turmas à tarde e à noite, com vagas limitadas, sendo que as inscrições já estão abertas, podendo ser efetivadas na secretaria do Museu da Gravura (Rua Carlos Cavalcanti, 533) com informações pelo telefone 223-2733 (ramal 259).

Artigo em 18.06.1992

A presença de Marcia Simões, professora e artista plástica, na Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, está se refletindo em bons projetos, apesar das dificuldades orçamentárias da octagenária universidade. Uma delas é a segunda edição do Festival de Inverno (Antonina, 4 a 11 de julho), que este ano dará grande ênfase à área de música popular. Por exemplo, Roberto Nascimento, compositor, violonista, músico de vivência internacional e que há quase dois anos vive em Curitiba (sem ter o aproveitamento merecido) orientará o curso "Da fase de ouro a Bossa nova".
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br