"Estamos tudo bem" vai mal de público
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de junho de 1991
Apesar do Oscar - como melhor filme estrangeiro (1990), citação entre os melhores filmes do ano passado pela crítica internacional (primeiro lugar no referendum de O Estado ) e ter emplacado uma das maiores bilheterias do ano, "cinema Paradiso" parece que não fez ainda de Giuseppe Tornatore um cineasta capaz de, por si, atrair o público.
Afinal, por incrível que pareça a renda do novo longa do mesmo cineasta, "Estamos Todos Bem" (Bristol, 15, 19:45 e 22hs), premiado pelo júri da OCIC em Cannes 1990, está tendo melancólica careira em Curitiba. Se depender dos frios bordeaux, a direção da empresa não terá dúvidas em substituí-lo na sexta-feira por "Cenas de um Shopping Center" de Paul Mazursky, com Wood Allen (apenas como ator) e Betty Midler. Um filme importante, mas que poderia esperar.
A esperança é que a Vitória Cinematográfica entenda que assim como "Cinema Paradiso" teve uma renda ascendente apenas a partir da terceira semana, (quando começou a funcionar a chamada recomendação de boca-a-boca) também neste "Stanno Tutti Bene" o público só "descobrirá" na medida em que haja um referencial. A não ser as pessoas mais (bem) informadas, que já aguardavam o novo filme de Tornatore, a platéia tem sido reduzida.
Um filme-emoção, como "cinema Paradiso" justificando lágrimas nas fazes mais sensíveis, este olhar que Tornatore faz da viagem familiar que um velho viúvo, Mateo Scuro (Marcello Mastroiani, perfeito), 75 anos, pela Itália, em visita aos seus cinco filhos, tem a grandeza daquelas obras de alcance universal, que falem ao coração. Assumidamente fellianiano - com citações claras de "Oito e Meio", e até uma sequência rodada em Rimini, a cidade onde Frederico nasceu há 71 anos, "Stano Tutti Bene" é obra para merecer (rem) visão (ões) atenta e alcançar um grande público. Como em "Cinema Paradiso", só pela trilha sonora (Ennio Morricone) já vale a pena ir ao cinema. Aliás, vá correndo pois se depender da bilheteria, o filme sairá de cartaz amanhã.
Enviar novo comentário