Estes bravos homens voadores que fazem guerra no espaço
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de abril de 1992
O sucesso de filmes como Top Gun - Ases Indomáveis" mostrou que um gênero bélico"- o engrandecimento a Aeronáutica em tempos de guerra - está longe de ter esgotado suas possibilidades. Embora a evolução das armas de guerra tenham sido impressionantes nos últimos 50 anos, existe público que ainda aprecia filmes enaltecendo os heróicos pilotos que, endeusados, apareceram em centenas de filmes.
Assim, enquanto reaparece um quase paleolítico drama enaltecendo os heróis da RAF (Royal Air Force) durante a II Guerra Mundial - "E Um dos nossos aviões não regressou"(One Of Our Alreaft is Missing), 1941, da dupla Michael Powell/Emeric Pressburger (lançamento Republic/Paris Filmes, série "Hollywood Stars"), a CIC concentrou [sua] bateria promocional em março último para promover "Intruder A-6 - Um vôo para o Inferno" (Flight of the Introder), 1990, de John Millius, que, no circuito comercial, passou desapercebido.
Michael Powell e Emeric Pressburger foram realizadores ingleses que deixaram expressivas obras, em diferentes gêneros e que, em 1941, em pleno esforço de guerra , quando Londres era bombardeada dia e noite pelas V-2 e os nazistas ameaçavam conquistar a Ilha, deram sua contribuição com um nacionalista filme, que visto hoje, tem que ser entendido como reflexo da época em que foi produzido.
Os aviões da RAF partiam de madrugada para atacar em território nazista as forças alemães e os depósitos de munições e combustíveis localizados nos países dominados por Hitler. Os ataques tinham que ser rápidos e de surpresa, e a volta à base, mais rápida ainda pois os tanques de combustíveis nos aviões eram pequenos. Num desses ataques, um desses aviões é derrubado e cai em território holandês, dominado pelos nazistas. Os tripulantes tentam retornar a Inglaterra.
Como muitos outros filmes que enfocaram a mesma temática - especialmente "Desperate Journey", com Errol Flynn e Ronald Reagan (que acabaria presidente dos EUA), "E Um Dos Nossos Aviões Não regressou" é um filme datado mas importante. No elenco, apenas um ator conhecido do público mais velho: Peter Ustinov. Os outros, desapareceram com o tempo: Godfrey Tearle, Eric Portman, Hugh Williams, Googie Withers e Pamela Brown.
xxx
Já "Intruder A-6 - Um Vôo Para O Inferno", cuja ação se passa em 1972, na escalada da guerra do Vietnã, foi, por 7 semanas consecutivas um dos títulos mais alugados nos EUA ("Variety") e vendeu 250 mil cópias só naquele país.
O A-6, ao contrário dos aviões da RAF, do filme anteriormente citado, era um bombardeio moderníssimo, de ataque médio da marinha americana no Vietnã.
Voava em quaisquer condições meteorológicas mas não tinha armas de defesa.
Era chamado "intruder" ou "intruso". Há 20 anos, quando os bombardeios sobre Hanói no Vietnã no Norte tinham sido suspensos para uma (fracassada) conversação de paz, os A-6 faziam, entretanto, missões de reconhecimento pela fronteira, partindo de um porta-aviões no mar do Sul da China.
Numa dessas missões, o piloto Jake Grafton (Brad Johnson, de "Além da Eternidade") perdeu seu co-piloto e grande amigo Morgan McPherson, quando este é baleado por um simples atirador, que do solo consegue atingir o objetivo. Seu novo companheiro de missões é Virgil Cile (William Dafoe, de "Viver e Morrer em LA", "Platoon", "Nascido em 4 de Julho", "A Última Tentação de Cristo"), um piloto com fama de herói de guerra, mas que sofria de trauma por ter abandonado um colega após a explosão de uma mina. Quando voltou para salvá-lo os vietcongs já o tinham morto. Inconformados em não poder atacar o Vietnã do Norte, a dupla atrita-se com o comandante Camparelli (Danny Glover, "A Testemunha", "Grand Canyon") e decidem, mesmo sem ordem, atacar posições inimigas. O diretor de "Intruder" é um bom roteirista ("Apocalipse Now"), mas que não tem sido muito bem sucedido como realizador, apesar de filmes famosos (Ö Vento e o Leão", "Conan, O Bárbaro", "Amanhecer Sangrento" etc.).
FOTO
Enviar novo comentário