Ficção e documentário estréiam nesta semana
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de novembro de 1987
Enquanto dois excelentes filmes continuam em cartaz neste início de semana, "Ramble Fish", de Francis Ford Coppola, no Cine Lido 2 e "Os Intocáveis", de William A Elliot, no Cine Condor, a partir de quinta-feira dois bons filmes nacionais, com a mais recomendada crítica chegam a Curitiba. No Cine Ritz inicia a temporada de "Guerra do Brasil", do cineasta paranaense Silvio Back, um documentário-ficção que conta a verdadeira história da Guerra do Paraguai e no Cine Luz entra em cartaz o premiadíssimo "Anjos da Noite", de Wilson Barros, que deu à Marília Pera o título de melhor atriz no Festival de Gramado e de melhor filme no último festival de Brasília.
"Guerra do Brasil", que foi alvo de muita polêmica durante a I Mostra de Cinema Latino Americano do Paraná, quando Silvio Back retirou sua obra da mostra, é um documentário que desmitifica a guerra ocorrida no cone sul entre os anos 1864 a 1870, quando a América do Sul tornou-se palco do maior e mais sangrento conflito armado do século, conhecido como a Guerra do Paraguai ou Guerra Grande, para os paraguaios. Documentário e ficção se misturam abrindo o debate sobre estes acontecimentos que envolveram Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, vitimando cerca de um milhão de pessoas.
Anjos da Noite Anjos da Noite é um vasto painel fragmentado que tem como tema a noite da metrópole com alguns de seus personagens mais típicos. No elenco, um grupo de atores de teatro e cinema que dispensam apresentações: Zezé Motta, Marília Pera, Marco Nanini, Antonio Fagundes e Carlos Mamberti entre outros. Dentro de uma grande cidade, eles vivem uma noite todos relacionados, de uma forma ou de outra, com dois crimes aparentemente gratuitos, insolúveis e impunes até o amanhecer.
São personagens marginalizados, como a ex-manequim negra (Zezé Motta); o famoso diretor teatral e incorrigível machista Jorge (Antonio Fagundes); o quarentão homossexual Guto (Marco Nanini) ou a atriz e ex-símbolo sexual Marta Brum (Marília Pera). Realidade e fantasia se misturam nesta noite, onde tudo se confunde.
Só com o amanhecer os personagens conseguem voltar cada um à sua vida. "Anjos da Noite", além de conquistar os prêmios nos últimos festivais, é também um dos filmes mais elogiados pelos críticos.
LEGENDA FOTO: Malu (Zezé Motta, ex-manequim, após herdar a fortuna de um milionário, passa a promover artistas marginais, em "Anjos da Noite".
Enviar novo comentário