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Aramis

O que há para ver nas telas grandes

Na área das estréias, e fora "Drownig in Numbers", chega no Condor uma comédia americana, "Meus Vizinhos são um Terror" (The Burbs), de Joe Dante, que com um nome em ascensão junto ao público jovem - Tom Hanks - e a bela Carrie Fisher, emplacou boas rendas nos Estados Unidos em março/abril/89, mas que dificilmente pode acontecer no Brasil - inclusive pela falta de maior promoção. Com um elenco all-star, "Sonhos de Menina Moça", de Teresa Trutman, chega com atraso de dois anos: percorreu vários festivais - inclusive o realizado em Curitiba, em setembro/89 - e já lançado em vídeo pela Warner, tenta agora obter algum público no circuito comercial. As boas reprises Algumas boas reprises, chegam esta semana, numa política inteligente: afinal são filmes que conquistaram faixas específicas de público mas que ainda possuem potencialidades e, relançadas, não prejudicam produções inéditas que podem aguardar melhores datas, como é o caso de "Afogando em Números", cujo bom senso não recomendaria sua estréia neste momento carnavalesco e de férias. É de se lamentar também a saída de cartaz de "Vozes Distantes" e "Sur - Amor e Liberdade". A Fama Filmes retardou, por exemplo, a estréia de "Leviatã" e traz o vigoroso e marcante "Nascido Para Matar" (Full Metal Jacket), de Stanley Kubrick que, há cinco anos, ganhou indicações ao Oscar e revelou atores que hoje são astros famosos - como Matthew Modine e Tom Berenger. Valorizado pela crítica e sucesso de público "Máquina Mortífera 2" (Lethal Weapon 2), de Richard Donner, com Mel Gibson, Danny Glover, Joe Pesci, Joss Ackland e Derrice O'Connor, retorna no Cinema I, com ótimas chances. Como sempre, a Fucucu aproveita um evento nacional para fazer uma reprise: como hoje à noite, "Dias Melhores Virão", o último filme de Cacá Diegues que amanhã representa o Brasil no festival de Berlim, terá sua pré-estréia nacional, via Rede Globo de Televisão, no Guarany está sendo reprisado o incompreendido "Um Trem Para as Estrelas", que Cacá realizou há dois anos com Guilherme Fontes, Milton Gonçalves, Taumaturgo Ferreira e Ana Beatriz. A melhor reprise, entretanto, é a que entrou no mais mal cuidado cinema da cidade, o Groff - há muito necessitando reformas e que, se houvesse uma fiscalização correta da Prefeitura (que, por coincidência, é proprietária do mesmo) deveria ser fechado por insalubridade: "O Selvagem da Motocicleta" (Rimble Fish), que Francis Coppola realizou há 7 anos, inspirado num romance de S. S. Hirch (editado no Brasil pela Brasiliense), e que reuniu um punhado de talentos que explodiram nos anos 80: Mickey Rourke, Vincente Spano, Nicolas Cage, Matt Dillon - e mais o veterano Dennis Hopper, que a partir deste filme teve um ressurgimento após uma longa temporada no inferno das drogas. Humano, terno, de grande empatia para os jovens, "Rumble Fish" tem uma cuidadosa cenografia de Dean Thodouravis, ótima trilha sonora de Stewart Copland e, especialmente, uma das melhores fotografias dos últimos anos - de Stephen N. Barun, que utilizando o preto-e-branco em todas suas nuanças faz um achado ao criar numa seqüência, os peixes em cor vermelha. Ao lado de "Tucker". "O Selvagem da Motocicleta" foi o grande momento de Coppola na década passada. A Queda do Império Carioca Após ter sua primeira exibição em Gramado, há dois anos - onde foi classificado como o pior dos filmes em competição, "Sonhos de Menina Moça" ganhou do irreverente Edmar Pereira uma classificação que irritou a diretora Tereza Trautman: "o declínio do império carioca". Enquanto o filme canadense, que debruçava em torno de algumas horas na vida em grupo de adultos em conflitos amorosos e sexuais, era uma obra-de-arte, este filme sofisticado, rodado numa belíssima mansão e com um elenco all star é confuso e superficial, apesar das boas intenções da diretora. Mas Tereza Trautman teve melhor sorte ao levar seus "Sonhos de Menina Moça" no 32º Festival de Cinema de Londres. Depois esteve em festivais de Toronto, Biaritz, Rotterdan, Chicago, San Francisco e Miami. Em setembro, veio disputar o I Festival do Cinema de Curitiba e saiu com um prêmio: melhor atriz para Louise Cardoso - que mostra o seu lado erótico, numa seqüência de mais de 15 minutos do sexo mais inflamado. O elenco reunido foi all star mesmo: Tonia Carrero (apenas discreta), Marieta Severo, Zezé Motta, Xuxa Lopes, Selma Egreil, Monique Lafond, Flávia Monteiro e lançando Doris Griesse (hoje a conhecida apresentadora blade runner do "Jornal de Vanguarda") e Gabriela Alves. Na parte masculina, o veterano Jofre Soares (totalmente desperdiçado), Antonio Grassi e Herbert Richers Jr.; que foi co-produtor. Três veteranas também aparecem: Íris Bruzzi, Norma Blum e Lourdes Maier. Um destaque merece a trilha sonora de Guto Graça Mello, com várias citações de temas de sucesso bem escolhidos. Em exibição no LUZ, desde ontem. Outras opções Para quem não viu, FAÇA A COISA CERTA, de Spike Lee - agora no Lido II - é a segunda recomendação (a primeira fica por conta de "Afogando em Números"). "De Volta para o Futuro - II parte", de Robert Zemeckis, continua faturando bem no Lido I. Assim como "O Prazer", de Joe D'Amato (Itália), "Condenação Brutal" (Lock Up), de John Flynn (Plaza), "O Último Solteiro", de Will Mackenzie (Bristol) e "Querida Encolhi as Crianças" de Joe Johnston (Astor). LEGENDA FOTO - Louise Cardoso: premiada em "Sonhos de Menina Moça", agora em exibição no Cine Luz.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Cinema
8
16/02/1990

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