Houaiss e suas dicas da cozinha de minutos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de dezembro de 1985
Quando de sua íltima passagem por Curitiba, o escritor Antonio Houaiss, acompanhado por alguns amigos - (o arquiteto Jaime Lerner e o artista Poty Lazarotto, entre outros), foi fazer um aperitivo num bar do centro da cidade. Descontente com a qualidade dos aperitivos servidos, o internacionalmente famoso enciclopedista e Imortal da academia Brasileira de Letras, pediu licença ao dono do botequim, foi a cozinha e, com o que ali encontrou, preparou pratos deliciosos - que fascinaram seus amigos. O dono do bar, surpreso - e sem saber quem era o surpreendente mestre-cuca -atreveu-se a lhe indagar:
- O sr. É o cozinheiro em algum restaurante no Rio?
- Sim. Às vezes, quando a comida não me agrada - respondeu o homem que organizou as melhores enciclopédias no Brasil, inclusive a Barsa e a Mirador.
Como Houaiss é amigo e gastrônomo dos mais simpáticos - e aquilo que fez em curitiba, repete sempre - decidiu agora colocar em livros os segredos da culinária e através de uma nova editora (Art, Rua Francisco Leitão, 435, São Paulo) está lançando um livro em que ensina fazer coisas gostosas, com prazer e rapidez:
"81 Receitas de (até) 18 minutos". Membro da confraria dos Gastrônomos e dos Companheiros da Boa Mesa, Houaiss já havia publicado há anos "A Magia da boa mesa". Agora, retornando com este volume de culinária rápida e eficaz, diz:
-"Frequentemente o grupo que me cerca comenta que está com fome. Vou para a cozinha ver o existe e resolvo o caso em 10, 15 minutos. Cozinha para mim é prazer e bemn estar. E pode se associar a rapidez".
Aos 70 anos, ex-diplomata - foi um dos cassados pela revolução - Houaiss aprendeu a cozinhar com sua mãe - o único dos cinco irmãos que a sua mãe, uma libanesa, admitia na cozinha. A vida inteira gostou de pratos bem preparados e agora, neste seu livro, oferece receitas simples como bifes de caçarola,picadinho à brasileira, talharim à bolonhesa ou uma fritada de miolos.
Enviar novo comentário