Jaime & Franco
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 20 de novembro de 1977
Em sua recente viagem à Europa, o arquiteto Jayme Lerner foi obrigado a dar algumas reviravoltas inesperadas, para atender convites de universidades interessadas em tê-lo como conferencista. Convidado pelo "Institut d'Amenagement et d'Urganisme de la Region d'Ile de France", Jayme fez palestras e participou de debates, na "Regie Autonome des Transportes Parisiens" e na "Universiuté de Cretenil", onde um mini-audiio visual sobre Curitiba, foi exibido com destaque. Gente famosa em termos de planejamento urbano esteve presente e gostou do que o ex-prefeito de Curitiba tinha a dizer.
Já o "Department of Urban Design and Regional Planning", da Universidade de Edinburgh, na Escócia, soube através do arquiteto Luís Fragomeni, ex-técnico do IPPUC, atualmente estudando naquele país, soube da presença de Jaime em Paris e o convidou para uma palestra. Mesmo fora do roteiro, Jaime não se fez de rogado e foi falar aos escoceses. Depois, passou por San Sebastian, na Espanha, onde, antes de ser prefeito de Curitiba, participou de uma equipe que ali desenvolveu um projeto para um centro internacional de convenções.
Entre as conferências, houve tempo para fazer uma visita ao pintor Franco Giglio, que depois de 20 anos de Curitiba voltou a sua bela aldeia, Dolce Acqua, na Liguria, em plena Riviera Dei Fiore. Aliás uma boa notícia para que possui quadros de Franco: (sua( cotação no mercado das artes plásticas na Itália está subindo e ele hoje já vive exclusivamente do seu trabalho como pintor. Nos últimos meses, Franco expôs na Comune Di Ospedaletti; na galeria Stampe, do Citibank, em Roma; na Galleria Della Fondazione Europa, em Milano (onde vendeu todos os quadros) e participou de uma coletiva na galleria 9 Collone, em Trento, entre outras mostras. Para 1978, o roteiro de exposições de Franco será ainda mais amplo.
Enviar novo comentário