Lambões de João
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 20 de novembro de 1977
Coincidência ou não, "Lambões de Caçarola", o novo livro de João Antônio que tem por subtítulo a frase que identificava Getúlio Vargas (cuja foto aparece na capa) - "Trabalhadores do Brasil", atingiu em poucas semanas três edições - e sai justamente agora, quando transcorre o 40º aniversário da instalação do Estado Novo.
"Lambões de Caçarola" marca o início de uma nova seleção da L & PM Editores, de Porto Alegre: a Série Ilustrada, um trabalho gráfico primoroso de Edgar Vasques, o cartunista gaúcho criador do personagem Rango, que por sinal, nos próximos dias vem a Curitiba, participar de uma mesa redonda com desenhistas locais. A Série Ilustrada da L & PM terá como principal característica o grande apelo popular e valor didático dos temas abordados. Um trabalho feito para interessar a pessoas de todas as faixas etárias, níveis sociais e culturais, "buscando satisfazer da melhor forma a necessidade de informações sobre temas brasileiros que todos nós e não só os estudantes - sentimos", como explicam os editores.
As ilustrações de "Lambões de Caçarola" misturam retratos de Getúlio Vargas com desenhos de operários e mesmo alguns quadrinhos. Integrando-se ao texto personalíssimo de João Antônio (Ferreira Filho), paulista da capital, 40 anos, autor de uma obra numerosa - e de grande aceitação: "Malagueta, Perus e Bacanaço" (5 edições), "Leão de Chacara" (5 edições), "Malhação do Judas Carioca" e "Casa de Loucos" (duas edições cada) e mais "Calvários e Porres do Pingente Afonso Henrique de Lima Barreto".
Enviar novo comentário