Livro sobre INRI Cristo torna-se um best-seller
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de setembro de 1991
Quando Arnold Schade, 51 anos, proprietário de um estúdio de fotografias e vídeo - voltado mais ao atendimento de festas sociais, decidiu investir Cr$ 5 milhões para a edição de um livro sobre uma das mais controvertidas personagens de Curitiba - INRI Cristo, não foram poucos os que imaginaram que teria um grande prejuízo. Agora, passados apenas 4 meses da noite de autógrafos (17 de abril, Hotel Promenade), de "INRI Cristo - O Furacão sobre o Vaticano S/A", Schade já está passando seu estúdio ao filho para se dedicar apenas à edição de livros. Para tanto, encomendou a Pedro Lucz, o autor deste best-seller que atinge agora a 3ª edição ("estaríamos na 5ª, se a Posigraf pudesse ter atendido a demanda", diz o autor) um novo livro sobre o mesmo personagem. Projeto que Lucz, goiano de Porangatu, 31 anos completados dia 29 de junho, ator, dramaturgo, jornalista bissexto, prefere adiar.
- "Antes, quero transformar em romance dois textos que escrevi originalmente para teatro - "O Chão Perdido", sobre problemas agrários, e "Plexus".
As vendas de "O Furacão sobre o Vaticano S/A" foram tão positivas que o editor Schade está patrocinando uma viagem de Pedro Lucz por todo o país - de Porto Alegre a Manaus, "pois de todas as capitais chegam pedidos do livro". Figura mística, que já foi preso e processado pela Polícia Federal, em seus trajes brancos e longas barbas, INRI Cristo tem como sede de sua igreja na Rua Danilo Pedro Schreiner, 20, no Alto do Boqueirão. Ali, diariamente, recebe discípulos e faz orações - tendo nos últimos anos reduzido suas circuladas por outros estados.
- "Agora, entretanto, está pensando em voltar a viajar" - diz Pedro, que frisa ter feito apenas um trabalho jornalístico: apesar de ter trabalhado por 3 anos para pesquisar e sentir quem é INRI - cujo nome verdadeiro não conseguiu descobrir, mas que nasceu em Chapecó (Santa Catarina), 43 anos - Lucz não se converteu à sua igreja.
- "Aliás, em toda minha vida, estudei várias religiões e continuo um homem sem religião".
LEGENDA FOTO - Pedro Lucz: biógrafo de INRI Cristo.
Enviar novo comentário