A melhor música na busca de seu espaço
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 11 de agosto de 1990
Nos anos 70, o saudoso Bebedouro, no Largo da Ordem, era o grande espaço musical alternativo, "after hours" da cidade. Ali, em noitadas inesquecíveis, passaram grandes nomes de nossa MPB, integrando-se a valores da terra. Outros ambientes noturnos tem procurado recriar o mesmo clima de descontração, amizade e improvisação musical que ali marcou época, mas sem sucesso. Ainda agora, um novo bar-restaurante, o Tulipa Negra, na ecológica Rua Fernando Moreira, 550, vem valorizando nossos valores musicais e, procurando atrair a simpatia dos artistas que passam profissionalmente pela cidade.
A valorização de alguns talentos da cidade, tanto músicos como cantores, faz com que o novo endereço mereça um prestigiamento enquanto houver esta filosofia. Por exemplo, neste fim de semana, quem ali fará shows é um dos mais queridos nomes de nossa música, Gerson Bientinez. Por sinal, Gersinho tem dividido, em sua generosidade, vários shows, sempre procurando valorizar novos talentos em que acredita ou em trabalhos com profissionais que admira. Há duas semanas, fez o show de despedida da cantora Selma de Castro, que, mais uma vez, anunciou seu bye bye curitibano, para passar os próximos dois anos fazendo doutorado em Antropologia Social na Unicamp e, profissionalmente, tentar encontrar um lugar que sua bela voz, diversificado repertório (em várias línguas) e, especialmente, formação jazzística, não tiveram, infelizmente, o reconhecimento em Curitiba.
No show que fará hoje à noite no Tulipa Negra, Gersinho divide os vocais com uma nova cantora, Evelyn (Rauen Marques), gaúcha da cidade do Rio Grande, 28 anos. Formada em psicologia mas, num misto de idealismo e coragem, assumindo os riscos de tentar uma carreira de profissional do canto, Evelyn já vem, há tempos, mostrando na noite - e em alguns shows de teatro - suas potencialidades canoras. Garra e entusiasmo não faltam à moça, que se dispõe a lutar para que sua voz seja ouvida.
Enviar novo comentário