Moravia no cinema
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 11 de julho de 1990
Quem tiver, intelectualmente, atração pelo nome do respeitado Alberto Moravia e for assistir "Elas me Querem", pode se decepcionar.
Embora o roteiro tenha sido adaptado de seu romance "Io e Lui", esta comédia da alemã Doris Dorrie, se difere, em tudo, daquilo que já se viu na tela baseado em textos do escritor romano, que na verdade se chama Alberto Pincherle e cujo primeiro contato no cinema aconteceu há 38 anos, como roteirista de um dos sketches de "Documento Musicale", de Ricardo Ghione e Marco Ferreri. No mesmo ano, faria o roteiro de "La Provinciale" (no Brasil, "Insatisfeita"), de Mário Soldati, com Gina Lollobrigida - no auge de sua beleza. A partir de então, sua participação cinematográfica teve grandes momentos: "A Romana" (La Romana, 54), de Luigi Zampa; "Um Dia de Enlouquecer" (La Giornato Balorda, 60), de Mauro Bologni; "Duas Mulheres" (La Giociara, 61), de Vittorio de Sicca (o filme que valeu o Oscar de melhor atriz a Sophia Loren); "Agostinho", 62, de Mauro Mologni (inédito no Brasil); "O Desprezo" (Le Mepris, França, 63), de Jean-Luc Godard; "Vidas Vazias" (La Noia, 63), de Damiano Damiani; "As Horas Nuas" (Le Ore Nude, 64), de Marco Vicari; "Os Indiferentes" (Gli Indiferente, 64), de Francesco Maselli e, por último - talvez aquele que tenha sido o mais importante filme baseado em sua obra - "O Conformista" (Il Conformista, 70), de Bernardo Bertolucci.
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