Música Eletrônica
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de janeiro de 1970
Em 1961, a Companhia Brasileira de Discos lançou no Brasil o primeiro discom com música eletrônica: um compacto duplo que permanece até hoje como um dos mais perfeitos exemplos da música artificial. Principalmente na Europa os discos com música produzida artificialmente tornou-se coisa comum, principalmente considerando-se que já ingressamos numa área de informação cibernética. Entretanto em nosso País, apesar do desenvolvimento dos computadores eletrônicos - existem mais de 200 espalhados por todos os Estados - e da influência do cinema (principalmente "2001" de Kubrick que mesclou valsas de Strauss [à] música eletrônica) poucos são os discos existentes com produção não-tradicional.
Neste final de ano a CBS lançou um interessante álbum com músicas de Bach produzidas por um computador eletrônico enquanto a Fermata colocou nas praças o álbum original Command/ABC Records, "Moog" em que são apresentadas nove composições e Dick Hyman.
"The Minotaur - The Eletric Ecletics of Dick Hyman"- título pomposo do álbm FB-259 - é o tipo de gravação que mereceria uma apresentação publicitária mais cuidada. Afinal o público necessita ser informado a respeito de uma gravação como esta, de características especiais. Infelizmente, a contracapa do álbum não traz nenhuma nota esclarecedora sôbre as interessantes experiências desenvolvidas por Dick Hyman, que com utilização de instrumentos eletrônicos produziu uma música elétrica, vibrante, misteriosa e espacial, bemde acôrdo com o nosso século em que o homem começa a deixar o seu planeta rumo às estrelas.
Enviar novo comentário