Neneh e Paula, as vozes para consumo
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 08 de outubro de 1989
Ao mesmo tempo que tem superstars como Tina Turner, de resultados comerciais já consagrados, a EMI/Odeon sabe aproveitar as new voices que aparecem na Europa e Estados Unidos, fazendo lançamentos quase simultâneos - e aproveitando toda a carga promocional que as novas cantoras conseguem na mídia internacional. Exemplos disto são Neneh Cherry e Paula Abdul, que chegaram estourando a boca-do-balão neste anos.
Aos 24 anos e até há pouco uma ilustre desconhecida, Paula colocou a faixa-título de seu lp "Forever Your Girl" (Lançado pela Odeon em junho no Brasil) no primeiro lugar da parada de sucessos nos Estados Unidos, deixando para trás estrelas como Madonna.
Agora quem chegou também abafando é Neneh Cherry, cujo lp de estréia "Raw Like Sushi" também destronou o "Like a Prayer" de Madonna - que, pelo visto, com todo o artificialismo de sua carreira, começa a afundar.
Filha de uma artista plástica sueca e de um percussionista de Serra Leoa, enteada do trompetista americano de jazz Don Cherry, Neneh Cherry cresceu ouvindo músicos como Miles Davis e dividindo sua adolescência entre a Suécia e o Lower Eastside de Nova York. Em 1988 teve seu primeiro sucesso, "Buffalo Stance", que agora faz parte de seu lp de estréia. Com dois filhos, personificando uma artista típica dos anos 90, Neneh faz uma música de dança para ser ouvido, como definiu um crítico carioca (Milton Abranches), entusiasmado com "Raw Like Sushi", que observou que na heterogeneidade de Neneh ela vai de um pop quase Madonna ("Kisses...") ao rap mais seco de "Só Here I Come".
É uma música vibrante e dançante, dentro de definições novas que as mais atualizadas publicações da música jovem procuram criar - como sampling e scratching. Ideal para discotheques e ambientes bem jovens, cantoras como Paula Abdul ou Neneh Cherry são produtos de consumo imediato, embaladas de forma bem glamurizada para chegar à platéia mais generosa na busca de novidades: os jovens - até hoje órfãos dos grandes grupos como Beatles e Rolling Stones. Mas isto é outra estória...
LEGENDA FOTO - Neneh Cherry: sucesso up to date
Enviar novo comentário