No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de outubro de 1987
Enquanto muitos viajam ao Exterior, com bolsas e até ajuda do Governo, outros funcionários se contentam com viagens pelo Brasil. João Jacob Berberi Neto, professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, permanecerá até o final do ano no Rio de Janeiro, fazendo curso de desenho de Comunicação na Escola de Artes Visuais.
Já dois agentes fiscais da Secretaria das Finanças - Ademir Furlanetto e Regina Coeli da Silveira Schichting estão conhecendo Brasília: até o final de novembro, ali se encontram frequentando curso de administração tributária.
A ciranda de nomeações na Casa Civil não pára: Rosicler Juçara do Nascimento Beyersdorff Lucchiari é a mais nova ocupante de um cargo na equipe do secretário Gilney Carneiro Leal. Que também nomeou João Gilberto Martins como assessor especial - só que substituindo a Hideo Nakayama.
Há rigor nas compras do Estado. O próprio governador Álvaro Dias teve que assinar um processo para que a Casa Civil adquirisse uma luminária de mesa que a assessoria técnica necessitava.
A Associação Paranaense das Senhoras dos Deputados Estaduais foi declarada de utilidade pública. Até agora não há notícias de que os cônjuges das três senhoras deputadas pensem em criar uma entidade semelhante.
A bela Rosane Mara Stocchero, que vinha coordenando a área de captação de recursos privados, com os benefícios da Lei Sarney, para a Secretaria da Cultura, preferiu voltar as suas funções no Tribunal de Justiça, no qual tem um excelente salário. Para sua vaga, na Coordenadoria da área, foi nomeado o engenheiro Leopoldino de Abreu Neto.
E já que hoje falamos de nomeações, mais dois juizes chegam ao Tribunal de Alçada: por merecimento, Ronalt Grollmann e por antigüidade, Gil Trotta Telles, que era o titular da 16ª Vara Civil em Curitiba. Para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça foi escolhido o juiz do Tribunal de Alçada Osvaldo João Espíndola.
Regina Machado, paranaense de Jacarezinho, professora e tradutora de dezenas de livros, há anos radicada no Rio de Janeiro, cansou de enfrentar a inflação brasileira e a violência carioca. Assim, está comunicando aos seus (muitos) amigos curitibanos que até o final do ano se radica em Paris. Definitivamente! Regina passou a juventude em Curitiba, aqui se formando em Letras pela Universidade Federal do Paraná.
Luiz Henrique Schwanke, catarinense mas de raízes curitibanas, é hoje um dos artistas plásticos do Sul em escalada nacional, com premiações em importantes salões e muitas individuais. Atualmente expõe na galeria Arco - Arte Contemporânea, em São Paulo.
Surge mais um tablóide político, de periodicidade mensal, editado em Brasília mas com circulação nacional: "Demo". Com 48 páginas, moderna diagramação - e nisto vai o dedo de Reinaldo Jardim, que preside a função Cultural do Distrito Federal mas não deixa o jornalismo de lado - o novo jornal tem como editor-geral Fernando Lemos e na secretaria de redação, Geraldo Vieira Filho. O conselho editorial é formado por mais de 40 pessoas entre profissionais da imprensa, escritores e até o compositor Gilberto Gil - sem falar nos curitibanos Paulo Leminski e Alice Ruiz.
Tags:
- Alice Ruiz
- Álvaro Dias
- Arte Contemporânea
- Casa Civil
- Escola de Belas Artes
- Escola de Música
- Gilberto Gil
- Gilney Carneiro Leal
- Lei Sarney
- Leopoldino de Abreu Neto
- Luiz Henrique Schwanke
- Paulo Leminski
- Regina Machado
- Reinaldo Jardim
- Secretaria da Cultura
- Secretaria das Finanças
- Tribunal de Alçada
- Tribunal de Justiça
- Universidade Federal do Paraná
- Vara Civil
Enviar novo comentário