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Aramis

O canto das mulheres

Para não dizer que o canto é só das mulheres, tivemos este ano três excelentes álbuns com o título de "The Singers", reunindo as mais belas vozes masculinas e femininas do jazz. Em dois volumes da CBS - englobando os canários mais representativos dos anos 40 e 50 - enquanto que na Atlantic Serie (WEA), o produtor John Snyder reuniu vozes como Joe Turner, Ray Charles, Ruth Brown, Aretha Franklin, Carmen McRae, Earl Coleman, Esther Philips e até o nosso João Gilberto, em registro de 19/10/62, com "Desafinado" (Tom Newton Mendonça) que tanto entusiasmou os americanos. Mas as mulheres continuam a ocupar um espaço especial como intérpretes e prova disso é um pacote que reúne diferentes vocalistas, com seus estilos próprios. Afastada dos estúdios de gravação nos últimos anos, Cher (Cherilyn La Pierre Sarkasia Bono Allman) - que por anos esteve ofuscada pelo marido cantor-empresário Sonny (Bonno), a partir de 1963 - sua carreira cinematográfica emplacou com premiações em Cannes ("Marcas do Destino", 1986) e, neste, o Oscar por "Feitiço da Lua", (trilha sonora editada pela EMI/Odeon), além de (re) afirmar seu talento no dramático "Sob Suspeita" (trilha sonora de Michael Kamen, edição SBK Songs). Com tanta promoção, a WEA decidiu lançar no Brasil o seu novo disco, gravado em novembro/87. Musicalmente, Cher já esteve filiada ao pop (dos tempos com Sonny) e ao heavy blues (Gregg Allman). Pessoalmente, preferimos como atriz do que cantora - especialmente numa personagem notável como a viúva Loretta Castorini de "Moonstruck". Vale, de qualquer forma, o disco para seus fãs mais jovens conhecerem seu lado de cantora. Mesmo tendo, eventualmente, feito algumas participações especiais em filmes, Joni Mitchell prefere se manter fiel à carreira de cantora e, cada vez mais assumida, compositora. O exemplo está em seu último álbum ("Chalk Mark In A Rain Storm", Geffen/WEA), no qual, em parcerias diferentes ou sozinha, assina todas as músicas. Canadense, 45 anos, surgindo como cantora na linha folclórica, desde 1964, quando participou do Mariposa Folk Festival decidiu fazer carreira profissional. Com seu primeiro marido, Chuck Mitchel, decolou como compositora em Detroit e ao chegar em Nova Iorque já tinha material para muitas gravações. Emplacou sucessos ("Ladies of the Canyon", "Woodstock"), fez um elepê jazzístico ("Court and Spark", 1974), que mereceu admiração de Charlie Mingus (1922-1979), com quem faria quatro músicas - além de letrar vários de seus temas, resultando no lp "Mingus". Suave, sabendo valorizar o instrumental acústico, Joni Mitchell está entre os talentos sólidos vindos dos anos 60 e que em dez composições inéditas (incluindo "A Bird That Whistles", inspirada num canto de trabalho, "Corrina, Corrina"), mostra amadurecimento como autora e intérprete. Polemicamente escandalosa desde que conseguiu - num autêntico vale-tudo promocional - se tornar o grande nome da música (e depois cinema) de consumo nesta segunda metade dos anos 80, Maddona está um pouco afastada das manchetes, mas nem por isto deixou de trabalhar: seus últimos filmes fracassaram ("Shangai Surprise", mesmo assim, terá lançamento em breve no Brasil) e os discos já não vendem tanto quanto antes - mas ela cobra cada vez mais por seus shows - puxados para o erótico. "You Can Dance" (Sire/ WEA) a traz em apenas sete faixas, toda naquela linha explicitamente comercial - chegando mesmo a sugestões sensuais como "Physical Attractions" - mas na fórmula que o seu público a aprecia. Outra cantora-show que emplaca milhões de dólares é Sade, que começou com um estilo suave, fazendo alguns benevolentes críticos verem semelhanças com a Bossa Nova - e que com os lps "Diamond Life" (85) e "Promisses" (86) vendeu mais de 20 milhões de cópias. "Stronger Than Price" (CBS), seu terceiro LP, é apresentado como resultado de sua vivência em Madrid, onde passou a viver depois da fase inglesa. Mas o disco foi gravado entre estúdios na Cote D'Azur e em Paris, com Sade Adu trazendo desdo o soul explícito em "Paradise" e "Nothing Can Come Between Us" ao funk urbano de "Turn Mu Back On You", baladas como "Never Thought I'd See You" e "Haunt Mee" - nesta última com uma citação em homenagem a Espanha - o instrumental som de "Siempre Hay Esperanza".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
16
07/08/1988

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