O livro de Fernando sobre o "tio" Oscar
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de março de 1989
Não há o que discutir: em termos de marketing e promoção, nada se compara com o Oscar, que desde sua primeira edição, no jantar realizado na noite de 19 de maio de 1929, premiou os filmes distinguidos entre os lançados em Los Angeles entre os dias 1º de agosto de 1927 a 31 de julho de 1928, nunca sofreu interrupção.
De sofisticados jantares em hotéis de Los Angeles (a primeira festa foi no Blossom Room, do Hollywood Hotel) ao imenso Dorothy Chandler Pavillion, no qual a festa foi realizada nestes últimos 20 anos, o Oscar passou a ser, ano a ano, reflexo da própria indústria cinematográfica americana. Categorias foram acrescidas, outras suprimidas, criaram-se prêmios e distinções especiais, incidentes e fatos curiosos povoaram seu folclore, de forma que toda uma bibliografia cresceu - com obras definitivas como "Inside Oscar - The Unofficial History of the Academy Awards" de Mason Wiley e Damien Bona (Ballantine Books, 865 páginas, US$ 24,95), considerado entre tantos livros sobre o Oscar como o mais completo - inclusive dando uma visão de bastidores, com histórias "não autorizadas" que permaneciam inéditas até 1986, quando saiu a primeira edição.
No Brasil, a tribo dos que curtem o Oscar - e que cresce cada vez mais - não dispunha de nenhuma obra referencial a respeito. Por isto mesmo, o cinéfilo e pesquisador Fernando Albagli, diretor da Ebal e editor da revista Cinemin - hoje a mais completa sobre cinema em nosso país, passou meses pesquisando e juntando informações a respeito do Oscar, editadas, ano a ano, em forma de fascículo junto à revista. Como nem todos colecionaram a série, Fernando dá uma colher de chá - editou-a num volume. "Tudo Sobre o Oscar", com a biografias de todos os diretores, atores e atrizes premiados - que chegou às bancas nesta semana e que também pode ser solicitado pelo reembolso postal.
Enviar novo comentário