Cronologia do Oscar
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de março de 1985
1927... Fundação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e proposta de Louis B. Mayer para serem concedidos prêmios anuais.
1929... Em 16 de maio, primeira cerimônia de entrega de 12 troféus mais dois especiais. Se instituiu o prêmio de som que seria outorgado somente para o ano seguinte (o primeiro técnico de som premiado foi Douglas Shearer, da MGM, por "The Big House").
1930... Primeira cerimônia transmitida por rádio.
1931... A bibliotecária da Academia, involuntariamente batiza a estátua como "Oscar", ao dizer: "parece-se com o meu tio Oscar" (na verdade era seu primo, o texano Oscar Pierce).
1932... Acontece o primeiro empate na categoria de melhor ator: Wallace Beery (por "O Campeão") e Frederic March (por "O Médico e o Monstro").
1934... São criadas novas categorias de premiações: montagem e música (que se subdividiria nos anos seguintes em original e adaptado).
1935... A firma de consultoria Price, Waterhouse & Co., passa a computar os resultados, num trabalho de tamanha seriedade que chega agora ao cinqüentenário.
1936... São instituídos Oscars para atriz e ator coadjuvantes. Os primeiros premiados são Gale Sondergaard ("Anthony Adverse") e Walter Brennan ("Meu Filho, Meu Rival").
1937... Se instituiu o primeiro especial Irving Thalberg (1899-1936), para perpetuar o nome do golden boy da MGM e premiar, anualmente, uma personalidade que se distingue por seus méritos humanitários.
1939... O Oscar de fotografia se desdobra em categorias de cor e preto e branco. É premiada como melhor coadjuvante, uma atriz negra: Hattie McDaniel (por "E o Vento Levou").
1940... O Oscar de direção artística também se desdobra para filmes coloridos e preto e branco. É criado o Oscar regular para efeitos especiais.
1941... Decide-se manter em segredo os premiados até a hora da festa. Durante os 11 primeiros anos, a lista dos escolhidos era divulgada antecipadamente.
1942... São premiados documentários. Devido à guerra, a festa é feita sem sofisticação. Alguns atores participaram em uniforme militar.
1944... Fixa-se em cinco os indicados ao melhor filme. Até então havia liberalidade e chegou-se até a 12 candidatos num mesmo ano e sete Oscar. Logo, todas as demais categorias também ficaram limitadas a cinco indicações.
1947... A Academia passa a premiar filmes estrangeiros. "Vítimas da Tormenta" (Sciusiá) de Vittório De Sica (1902-1974) é o primeiro a merecer esta distinção.
1948... Pela primeira vez uma produção estrangeira recebe o Oscar de melhor filme: "Hamlet", de Lawrence Olivier. Se estabelece o prêmio anual de vestuário (que é concedido a Dorothy Jeakins e Karinska, por "Joana D'Arc").
1950... Filmes documentários - nas categorias de curta e longa-metragem passam a ser regularmente premiados.
1953... Pela primeira vez a festa é transmitida pela televisão (National Broadcasting Company).
1956... Se estabelece o Prêmio Humanitário Jean Hersholt para homenagear as pessoas "cujos esforços humanitários hajam contribuído para dignificar a indústria cinematográfica". O prêmio é indicado pelos diretores da Academia. O ator Jean Hersholt (1886-1956), foi presidente, durante 18 anos, do Fundo de Auxílio da Indústria Cinematográfica. A partir de 1956 também os filmes estrangeiros passam a merecer uma categoria especial. E "A Estrada", daria a Federico Fellini o primeiro de seus três Oscars.
1957... Na festa de entrega do Oscar, o premiado como melhor roteiro original é Robert Rich. Ninguém aparece. Era o pseudônimo de Dalton Trumbo (1905-1976), que vítima do MacCarthismo ficou por mais de 10 anos proibido de trabalhar com seu verdadeiro nome na indústria cinematográfica americana.
1961... A transmissão da cerimônia pela televisão se transfere para a American Broadcasting Company e, pela primeira vez, incluem propaganda comercial.
1966... A transmissão pela televisão da cerimônia passa a ser feita em cores.
1968... O assassinato de Martin Luther King provoca o adiamento por 48 horas da festa. O presidente da Academia, ator Gregory Peck, faz emocionante discurso a respeito.
1969... A festa do Oscar passa a ser transmitida via satélite para dezenas de países, inclusive o Brasil. Na proclamação dos resultados, um empate entre duas atrizes: Barbra Streisand ("Funny Girl") e Katherine Hepburn ("O Leão no Inverno").
1971... George C. Scott anuncia que não deseja ter sua indicação ao Oscar de melhor ator. Mas é incluído e premiado por "Patton". Não vai receber a estatueta que até hoje continua depositada na Academia.
1972... Na festa do Oscar, a emocionante cerimônia de homenagem a Charles Chaplin (1889-1977), que volta assim a Los Angeles, de onde saíra perseguido por razões políticas 26 anos passados.
1973... Marlon Brando, premiado como Oscar de melhor ator pela segunda vez por "O Poderoso Chefão", não comparece. Em seu lugar vai uma índia, Sacheen Litlefeather, que faz um discurso de protesto contra o tratamento recebido pelos índios americanos. Em 1955, bem comportado, Brando havia recebido seu primeiro Oscar como melhor ator (por "Sindicato de Ladrões").
(E nos últimos 12 anos, aconteceram outros fatos marcantes na festa. Mas estes já foram acompanhados por milhões de telespectadores em todo o mundo, inclusive os brasileiros).
Tags:
- Academia Brasileira de Letras
- Barbra Streisand
- Charles Chaplin
- Ciências Cinematográficas de Hollywood
- Dalton Trumbo
- Federico Fellini
- Frederic March
- Funny Girl
- George C
- Gregory Peck
- Hattie McDaniel
- Irving Thalberg
- Jean Hersholt
- Joana D
- Katherine Hepburn
- Louis B
- MacCarthismo
- Marlon Brando
- Martin Luther King
- Meu Filho
- MGM
- O Campeão
- O Leão
- O Médico
- O Poderoso Chefão
- Oscar
- Oscar Pierce
- Sindicato de Ladrões
- Vento Levou
- Vittorio de Sica
Enviar novo comentário