O romance de Louys que Buñuel levou ao cinema
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de dezembro de 1984
Uma nova editora começa a aparecer em destaque: a Marco Zero. Tendo o escritor amazonense Márcio Souza, a nova casa publicadora está deslanchando no Ranking editorial com livros de grande presença. Poesia e prosa, ficção e ensaios em sua ampla linha editorial - que inclusive se abre para autores paranaenses como Manoel Carlos Karam, que há 3 semanas assinou contrato para que o seu aguardado romance saia pela Marco Zero.
O último romance de Márcio de Souza -" A Condolência", já vendeu 50 mil exemplares e teve seus direitos de publicação adquiridos nos Estados Unidos e na Alemanha.
A Marco Zero não ficas, entretanto, apenas nos autores brasileiros. Por exemplo, está lançando "Esse Obscuro Objeto do Desejo", romance de Pierre Louys, que já teve transposições cinematográficas: em 1958, Julien Duvivier [(1967-1986)] fez uma adaptação ("A Mulher e o Fantocvhe/La Femme et le Pantim) com Brigite Bardot e, mais recentemente Luis Buñuel (1900-1983) o levou ao cinema (em 1977), em seu último filme. Escrito em 1898, Pierre Louys (1870-1925) fez de "La Femme et le Pantim" uma "nova Carmen menos amarga e mais irônica ". Pierre Louys deixou outros livros - todos ainda inéditos no Brasil com exceção de "Canções de Billitis" (Editora Max Limonad): "Aphrodite ", " Pervigilim Mortis", "Psyché", " Aventuras du Roi Pausole", "Byblis", "Lhomme de l'Ourpres", "Sanguines", "L'Archipel", "Ischi", "Poetique".
Em "Esse obscuro Objeto do Desejo" a ação se passa em 1893 quando um fidalgo espanhol, famoso conquistador de mulheres, conhece uma ninfeta indefesa e pobre. Um belo começo para um folhetim bobo, caricatos ingredientes para um desvirginamento suburbano. Quem não imaginaria o maldoso abastado levando a adolescente desprevenida à ilusão, à cama e, por fim, à prostituição?
Mas Pierre Louys, folgado gênio gozador, inverte, invente, brinca e surpreende: o ricaço ainda é o ridículo, só que a pobrezinha não é coitada, mas esperta e astuta, sabe iludir e - num jogo de prometer, sumir e voltar para de novo prometer - suga os vinténs do D. Juan abobalhado e enlouquecidamente apaixonado. Fim da trama? Que nada, início do livro ou da atribulada e depreciante via-sacra de um homem - até então considerado maduro no amor - agora atormentado pelo desejo, errando perdido em busca dos favores e afetos da sedutora capetinha.
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