Os discos de sucesso fácil da Phonogram!
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de junho de 1974
Quatro lançamentos da Phonogram destinados ao consumo imediato, dentro de uma fórmula tantas vezes utilizada e sempre apresentando bons resultados. Vamos aos registros.
AS 10 CANÇÕES MEDALHA DE OURO - nº2 (Philips 6325116)
Sem a incômoda parceria com o maestro Erlon Chaves, este segundo volume desta série destinada a prosseguir por muitos números tem condições de suplantar a marca do primeiro volume - que vendeu mais de 100 mil cópias. Gravado em Paris, nos estúdios Des Dames, a orquestra de Paul Mauriat apresenta dentro de seu [estilo] suave e açucarado, tão ao gosto de nosso público, uma seleção de temas conhecidos, numa embalagem de papel celofane com fitas vermelhas. Mas o importante nesta produção é atingir a sensibilidade da classe média e isto o disco consegue. Faixas: "O Show Já Terminou", "Teimosa", "Folhas Secas", "Joana Francesa", "O Moço Velho", "Retalhos de Cetim", "Carinhoso", "Proposta", "Eu Só Quero Um Xodó" e "Oração da Mãe Menininha".
SUPERPARADA (Polyfar, 2494527)
Neste segundo volume da série, com produção de Gayon Gadia, mais um grupo de intérpretes do segundo time - ou então jovens estreantes que começaram bem nos compactos simples, reunidos a presença maravilhosa de João Gilberto, para consumo suburbano. Faixas: "Gostava Tanto de Você" com Tim Maia; "Maracatu Atômico" com Gilberto Gil; "Gira-Girou" com Ronnie Von; "Samba de Paulista" com Cyro Aguiar; "Izaura" com João Gilberto (a melhor faixa do lp), "As Minas do Rei Salomão", com Raul Seixas; "Na Chuva, Na Rua, Na Fazenda" (Casinha de Sapé) com Hyldon; "Eu Você e a Praça" com Odayr José; "A Cruz Que Carrego" com Evaldo Braga; "Prece" com Adilson Ramos; "Pé no Caminho" com Daniel; "Vinte Anos" com Alberto Luiz; "Cartas de Amor" com Balthazar e "De Amor eu Morrerei" com Dominguinhos.
SAMBA É UMA PARADA (Polyfar, 2494525)
Já no volume 6, esta série é bem mais comercial do que as outras: a pesquisa é do Ibope e um pálido conjunto - Os Caretas, se encarregam de oferecer um punhado de canções que chegam as paradas de sucesso de todo o país no últimos 90 dias: "Porta Aberta", "Do Jeito Que o Rei Mandou", "Maracatu Atômico", "Ingratidão", "Forró Tema", "Não Chora Meu Amor", "Pelo Telefone", "Réu Confesso", "Gostava Tanto de Você", "Sentimentos", "Nega", "Se Não For Por Amor", "Que Beleza", "Anastácio", "Maria das Dores", "Chega de Enganar a Nega", "Arrasta a Sandália", "Brasil Ano Dois Mil", "Rei de França na Ilha da Assombração" (Incredo Incruis), "Ladeira da Preguiça", "Serenou", "Teimosa", "Glorioso Santo Antônio" e "Depois do Carnaval".
DISCO DE OURO DIFUSORA (Mercury 1803)
Para encerrar, uma seleção de hits internacionais: The Rhondels ("I've Been Hurt"); Schocking Blues ("Vênus"); The Cownsilis ("The Rain The Park & Others Thinks"); Lou Christie ("I'm Gonna Get Married"); Eric Burton ("Spill The Wine"); Edwin Hawkins Singers ("Oh Happy Day"); Charlie Brown ("Ro Ro Rosey"); Bill Deal ("The Tears"); Bee Gees ("How Can You Mend a Brooken Heart"); Lobo ("Me and You and a Dog Named Boo"); Procol Harum ("A Whiter Shade of Pale"); 5th Dimension ("Aquarius/Let The Sunshine In") e Bill Medley ("Eve").
LEGENDA FOTO 1 - Seixas
LEGENDA FOTO 2 - Mauriat
LEGENDA FOTO 3 - Maia
LEGENDA FOTO 4 - Evaldo
Tags:
- A Whiter Shade
- Adilson Ramos
- AS
- As Minas do Rei Salomão
- Bee Gees
- Charlie Brown
- Cyro Aguiar
- De Amor
- Depois do Carnaval
- Do Jeito Que
- Erlon Chaves
- Eu Só Quero Um Xodó
- Evaldo Braga
- Folhas Secas
- Gilberto Gil
- Ilha da Assombração
- Joana Francesa
- João Gilberto
- Ladeira da Preguiça
- Maracatu Atômico
- Não Chora Meu Amor
- O Moço Velho
- O Show Já Terminou
- Oh Happy Day
- Os Caretas
- Paul Mauriat
- Pelo Telefone
- Porta Aberta
- Procol Harum
- Que Beleza
- Raul Seixas
- Rei de França
- Retalhos de Cetim
- Réu Confesso
- Ronnie Von
- Tim Maia
Enviar novo comentário