Login do usuário

Aramis

Reeditando a grande fase de Rick Wakeman

Goste cada vez mais do rock... ouvindo o passado. Os vanguardistas talvez esbravejem, mas é (re) entendendo as bases da música que transformou a indústria cultural/sonora nas décadas de 60 para cá, que sente-se a força dos verdadeiros talentos: dos Beatles ao Pink Floyd, há uma energia, uma sonoridade que, com o passar do tempo só cresce. O que comprova-se mais uma vez, na ótima idéia que a Polygram teve em reeditar três momentos maiores da obra de um dos grandes do pop, o inglês Rick Wakeman: "The Six Wives of Henry VIII", "Journey to the Center of the Earth" e "The Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table". Multitecladista da maior inventividade, Wakeman (Londres, 1949), filho de uma família de músicos e tendo estudado piano clássico, foi se não o primeiro, o mais ambicioso criador de sua geração a desenvolver projetos temáticos - numa linha que outros compositores (e grupos) fariam posteriormente. Quando chegou ao impacto de realizar um álbum da dimensão de "The Six Wives of Henry VIII", em 1973, Wakeman já trazia uma sólida formação de estúdio, onde havia trabalhado com Cat Stevens, T. Rex, David Brown, além de seu trabalho com o Strawbs e o Yes, conjuntos do maior vigor no início dos anos 70. Quando lançou seu primeiro álbum solo ainda integrava o Yes, mas logo deixaria o conjunto para melhor desenvolver os projetos com utilização de orquestras, corais e dos maiores recursos audio-técnicos da época, do que os melhores exemplos são os três álbuns agora recolocados no mercado - e que por certo atingirão uma nova faixa de ouvintes. Em 1974, depois da gravação de "The Journey to the Center of the Earth" (registrada no Royal Festival Hall, em Londres, com a London Symphony Orchestra e a The English Chamber Choir, regidos por David Measham). Wakeman teve uma atividade tão intensa (fez 12 tournées pela Inglaterra e Estados Unidos a partir de 71) que sofreu um ataque cardíaco, felizmente, sem maiores consequências. Voltaria com as trilhas sonoras de "Lisztomania" de Kenn Russel e "White Rock", trabalhos também marcantes. A partir de 1977, definitivamente afastado do Yes, espaçou seus trabalhos: seu lp "1984", com letras de Tim Rice (autor de "Evita" e "Superstar", com Andrew Weber; sozinho de "Cats" e do atual sucesso "The Phantom of Opera") significou uma nova abertura sonora. Wakeman sempre mostrou uma vocação para espetáculos identificados a grandes temas (posteriormente fez a trilha de "The Burning"), o que sente-se nestes seus três álbuns. Em "As 6 Esposas", desenvolveu seis temas - cada uma, para uma das mulheres do monarca inglês, criador da Igreja Anglicana - no qual pilotando múltiplos teclados e num trabalho basicamente de estúdio (as gravações se estenderam de fevereiro a dezembro/72 e o disco só saiu no ano seguinte), Wakeman fez construções magníficas, amparadas em quatro baixistas, três guitarras, percussão, cinco vocalistas e uma secção de percussão. "Journey to the Center of the Earth", sugerido pelo romance de Jules Verne (1828-1905) é o mais grandiloqüente dos seus projetos: grande coral e sinfônica, regidos pelos maestros Will Malone e Danny Bakerman, acrescentou-se a narração na voz do ator David Hemings, que teve sua premiére há 14 anos, no Royal Festival Hall. Dez meses depois, entre 16 de outubro/74 a janeiro de 1975, Wakeman desenvolveria outro trabalho magnífico: somando a um grupo formado por dois vocalistas (Ashley Holt e Gary Hopkins), mais o guitarrista Roger Newell, o baterista Barney James e a percussão de John Hodson, uma grande orquestra e coral, desenvolveria "The Mythes and Legend of King Arthur...", temática tão rica e sempre possível de ser revisitada (veja-se o filme "Excalibur", de John Boorman ou o sucesso de "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer). São três reedições esplêndidas, com sabor de revelação a quem não as conhecia ainda. Melhor do que isto, só mesmo ouvindo em laser. O que para quem se disponha a comprar os discos no Exterior, já é possível.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
18
24/04/1988

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br