Sale & o Guaira (II)
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de março de 1975
Com exceção da remontagem de "Paraná, Terra de Todas as Gentes", todos os dez itens do programa de inauguração do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, foram cumpridos com grande sucesso de público. Ao encerrar o seu mandato na Superintendência da Fundação Tetro Guaíra. Sale Wolokita entrega ao seu sucessor, o ator, diretor e publicitário Maurício Távora - cuja posse só ocorrerá na próxima semana - a FTG com todos seus compromissos pagos, além de uma boa soma em caixa - o que permitirá o prosseguimento das atividades artísticas até que a Secretaria de Finanças libere as verbas do primeiro trimestre de 1975. Em toda a programação dos festejos de inauguração do grande auditório - encenação de "Paraná, Terra de Todas as Gentes", concerto da Sinfônica da Republica Argentina. Festivais de Músicas, Teatro Infantil, de Bonecos, Super 8, o Encontro dos Pesquisadores e a promoção "Os Melhores da MPB", mais o Encontro das Escolas de Ballet foram investidos cerca de Cr$ 5.500.000,00, com retorno de parte deste capital, através da arrecadação das bilheterias.
Um aspecto importante da administração de Sale Wolokita, em seus 18 atuantes meses de trabalho, foi desenvolvido pelo Teatro de Comédia do Paraná, com coordenação do ator J.D. Baggio. Preocupado em atender principalmente ao teatro amador, o TCP, através do organizado trabalho de Baggio, desenvolveu levantamentos de todos os grupos de teatro amador e de bonecos existentes no Paraná, efetuando ainda a localização geográfica, social-economica-técnica que cerca cada grupo. Foram estabelecidos contatos com as quais procurou o Guaira entrosar projetos para melhor atendimento às atividades teatrais de suas sedes. Programando palestras e realizando cursos no Interior, além do assessoramento técnico na constituição de novos grupos de teatro amador, através do fornecimento de textos, apostilas livros, professores etc., o TCP orientou a constituição de conjuntos amadores em Palmas, União da Vitória, Paranavaí, Toledo, Catanduvas, Guarapuava, Umuarama e Cascável. Foi realizado um curso de preparação técnica de atores em Guarapuava e iniciados os preparativos para iniciar outro em Palmas.
Xxx
O cineasta José Augusto Iwersen, diretor do Studio 8 e professor de cinema na Escola Técnica Federal do Paraná, anunciou ontem, oficialmente, uma grande promoção: I Mostra Internacional do Filme Super 8. Patrocinada pela Escola Técnica Federal do Paraná, através de sua coordenação de Educação Artística, dirigida pela professora Rosane Camera, esta grande promoção cinematográfica será realizada de 22 a 28 de setembro de 1975. Com a participação de filmes de vários países, realização paralela de um festival do cinema brasileiro e distribuição de Cr$ 100 mil em prêmios, a Mostra idealizada por Iwersen (ex Cine Clube Pró-Arte, ex-cine de arte Rivieira, editor de livros sobre cinema etc.), deverá alcançar promoção internacional. Pelo seu relacionamento em todos os Estados e livre trânsito junto aos setores de comunicação e cultura do Estado, tem todas as condições de fazer de seu festival Super 8, um acontecimento da maior importância, entre tantas outras promoções semelhantes realizadas em várias cidades brasileiras.
LEGENDA FOTO 1- IWERSEN.
Enviar novo comentário