Login do usuário

Aramis

Bandinhas

A música instrumental feita por grupos do Sul do Brasil especialmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul, oferece também um estimulante campo de análise. Independente de seus aspectos comerciais, que justificam as regulares edições dos álbuns das bandinhas Tureck, Montanari Treml e outras formações de raízes germânicas, do interior catarinense, há, nestes humildes instrumentistas - a maioria amadores, fazendo do trabalho musical apenas um "bico" - uma simplicidade que justifica que se aprecie com boa vontade e ternura (até) seu trabalho. Despretenciosos, limitando o seu campo de ação aos bailes e festas populares, as bandinhas Treml, e Tureck, citando 2 exemplos, tem, entretanto um prestígio seguro - que garante agendas completas de compromissos. A elas, somam-se novos grupos - igualmente com formações baseadas em metais, repertórios de fácil consumo - onde fundem músicas tradicionais da Alemanha, com composições próprias, na mesma linha ou arranjos de sucessos do momento. O maestro Bruno Montanari, líder de outra banda ("Os Montanari") de relativo prestígio no interior de Santa Catarina, aparece agora como arranjador de algumas faixas do segundo elepê que um novo conjunto catarinense, o Estrela D'Alva faz na Chantecler, etiqueta Rosicler. Com o esquema standartizado de basear nos metais os arranjos, este octeto bastante requisitado para bailes no Interior, registra em seu elepê, composições inéditas, mas fundamentadas no "espírito" germânico - como o "Abschidneh-men Tut Weh" (Siegal Jr. Behrle), "Uma Valsa Para Loiva" (Nelcedio Pottraz) e mesmo os dobrados "48" (em arranjo de Montanari) ou "Rancho Grande" (Pottratz). Também os gaúchos integrantes do conjunto Mexico Brass, tem um esquema semelhante, como se pode perceber no novo Lp que fazem ("Mexico Brass/ Paloma Branca, Musicolor/ Continental).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Música
19
28/07/1976
Oque me impressiona é a historia destas bandas, dos musicos que delas fizeram e fazem parte aida hoje, sou colecionador de LP's destas bandas e vivo neste ritmo, pois minha região é constituida por etnias alemães e italianas. Bandas como Os Montanari, Mexico Brass e Estrela D' Alva são aqui da Minha cidade. Estas e muitas outras bandas surgiram aqui, juntando musicos simples fazendo que esta união formasse grandes conjuntos.
Olá parebens pelo site adimiro muito os catarinenses minha outra familia é catarinense e me orgulho de fazer parte dela. Eu estou procurando uma bandinha antiga de Santa Catarina que meu sogro me pediu mas não encontro em lugar nenhum, se voces me ajudarem estarei muita agradecida não sei o nome correto mais acho que é (edel vais ou edeu wais) algo assim...se poderem fazer este favor para mim ficarem agradecida se encontrarem alguma relação sobre este "edel" tipo musicas ou nome correto pode me enviar pelo meu e-mail adilapink@hotmail.com obrigada pela atenção
Bom dia tem um grupo chamado Trio Musical Edelweiss será que é este??? Consigo o mesmo em LP se quiser. Tem tambem uma banda chamada Banda Weiss consigo em CD caso interresar entrar em contato pelo email diego@coopercarga.com.br
Se alguem tiver LP's das Bandas como Os Montanari, Mexico Brass e Estrela D' Alva, Os Cometas, Os Futuristas etc Podem entrar em contato pelo email diego@coopercarga.com.br que estou comprando os mesmos.

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br