A batalha cultural
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de novembro de 1990
Embora jure que não quer nem ouvir falar em formação de seu secretariado, o governador eleito Roberto Requião não pode evitar especulações. Para a Secretaria da Cultura, há dois nomes em alta: a professora Maria Cristina Vieira, presidente da Fundação Avelino Vieira, diretora do grupo Bamerindus, e primeira vice-presidente da Associação Comercial, e a arquiteta Jussara Valentim, que foi diretora administrativa da Fundação Cultural na gestão de Requião. Jussara, funcionária da Curadoria do Patromônio Histórico-Artístico do Estado, mora atualmente em São Paulo, onde é influente assessora da Secretaria Municipal de Cultura.
Quem também ocupa cargo de importância na equipe da secretária Marilena Chauí, em São Paulo, e que deve voltar a Curitiba a partir de março é Paulo Cesar Botas, ex-diretor de arte e programação da Fucucu. Se quiser, poderá ser o diretor da Fundação Teatro Guaíra, no mínimo.
Também Yaskara Varela, ex-Fucucu, na equipe paulista da prefeita Erundina, é o terceiro nome que deve retornar para função importante.
Entretanto, como o secretário René Dotti empenhou-se a fundo na campanha Requião, sua voz pode influenciar a escolha dos novos donos do pedaço. Falou-se até na continuidade do atual secretário, por ele negada, pois alega que mensalmente está perdendo mais de um milhão de cruzeiros - o que faturaria se estivesse no comando de seu lucrativo escritório de advocacia.
Correndo por fora, mas com muitos pontos a seu favor, um nome simpático em muitos setores: Glauco Lobo, que já passou pela Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Turismo (extinta por Jaime Lerner), além de ter sido candidato à direção da (extinta) Fundação Nacional de Artes Cênicas, perdendo para Carlos Miranda.
Tags:
- Associação Comercial
- Carlos Miranda
- Fundação Avelino Vieira
- Fundação Nacional de Artes Cênicas
- Fundação Teatro Guaíra
- Glauco Lobo
- Jaime Lerner
- Jussara Valentim
- Maria Cristina Vieira
- Marilena Chauí
- Paulo César Botas
- René Ariel Dotti
- Roberto Requião
- Secretaria da Cultura
- Secretaria Municipal de Cultura
- Secretaria Municipal de Turismo
Enviar novo comentário