Clássicos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de agosto de 1980
Há mais de 10 anos, um disco causava reboliço no meio musical internacional: "Switched on Bach", onde um tecladista de iamginação, Walter Carlos, utilizava sintetizador para substituir instrumentos tradicionais e mostrar que se podia interpretar música erudita com recursos eletro-acústicos. O resultado foi que o disco chegou às paradas e teve sequências - além de Carlos ter sido convocado por Stanley Kubrick para colaborar na trilha sonora de "Laranja Mecânica". O tempo passou, Walter virou Wendy Carlos - após uma operação cirúrgica para transformação de seu sexo, mas o talento continua grande . A prova está em "Switched-On brandeburgs./The Complete Concertos", robusto e marcante álbum duplo (CBS, 160259/60), onde interpreta os seis concertos que para muitos estão entre as obras-pirmas da música dos mestres e ponto maior da criação de Bach. Como disse o crítico Allan Kozinn ("New York Times"), os eruditos em Bach parecem concordar em que os Brandenburgos foram concebidos para um conjunto de instrumentos isolados em vez de seções maiores que as orquestras de hoje ostentam. Contudo, a variedade de orquestrações ouvidas hoje em dia das leituras eruditas em instrumentos originais às execuções de Stokowski para orquestra completa, e agora na versão de Wendy Carlos para sintetizador atesta a adaptabilidade dessa música esplêndida. Os puristas podem considerar as execuções neste álbum como "inovações". Mas é mais adequado pensar nelas como transcrições, não diferentes das distinguidas transcrições de obras de Bach para piano por Busoni, para o violão por Segovia e para orquestra por Stokowski. O sintetizador, obviamente, apresenta certos problemas de execução diferentes dos encontrados por executantes de instrumentos tradicionais. Foram precisos para Wendy Carlos e sua produtora/colaboradora Rachel Enkind Tourre cerca de 12 anos para superar esses obstáculos e completar a série que começou com o 3o concerto de Brandenburgo, no best-seller em 1968, "Switched-on-Bach". Agora, com "The Complete Concertos", Carlos mostra que as fronteiras tradicionais no campo musical desapareceram importando a forma de um artista interpretar.
É interessante ouvir a versão do "Brandenburgs Concertos" de Carlos, em comparação a visão tradicional, que o Colerium aureum auf Originalinstrumenten - ou seja um grupo tradicional, com viola, violino e cravo, oferece no álbum duplo "Die Brandenburgischen Konzerte" ( Harmonia Mundi/Copacabana). A audição da obra de Johann Sebastian Bach (1685-1750), nos instrumentos da época - ou no sintetizador de Wendy Carlos confirma apenas o obvio: trata-se de uma obra-prima em todos os tempos. Aliás, foi inspirado nos Concertos de Brandburg, que Dave Brubeck, pianista de jazz, gravou um de seus melhores elepês, há 15 anos.
Karl Bohm - ao lado de Herbert Von Karajan, um dos mais notáveis maestros alemães, tegendo a Filarmônica de Viena, gravou em 1976 as quatro sinfonias de Johannes Brahms (1833-1897), que, em tão boa hora, a Deutsche Grammphon/Polygram, lança agora no Brasil. Embora editadas isoladamente, os quatro elepês da Polygram, formam uma coleção que merece ser ouvida em sequência. Em cada elepê, a musicóloga Siegfried Kross oferece preciosas informações, tornando mais fácil aos neófitos entender o significado desta obra tão importante na música erudita.
Enviar novo comentário