Concertos de Bach
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de março de 1985
Neste ano de comemorações dos trezentos anos de nascimento de Johann Sebastian Bach (1685-1750) não faltarão, obviamente, gravações com a obra do mestre alemão. Antecipando-se mesmo ao que foi programado para este semestre, a Polygram já havia lançado no final do ano passado o elepê com a Orquestra de Câmara Inglesa, sob regência de Raymond Leppard trazendo dois concertos - em lá menor BWV 1044 e em dó menor BWFV 1062 - mais a Sinfonia Wir danken dir, Gott, wir kanken dir".
Bach passou vários anos enfrentando problemas com o concerto de solista. Pelo ano de 1714 seus estudos da nova forma de concerto em Weimar se fizeram pela adaptação de 22 concertos, na maior parte de compositores italianos, para órgão ou cravo. Depois em Cothen, bem como os "Concertos Brandenburgo", escreveu numerosas obras para solo para um ou mais instrumentos melódicos com acompanhamento orquestral, sendo que poucos apenas sobreviveram em sua forma original. Quando ele assumiu a direção do Collegium Musicum em Leipzig, em 1729, transcreveu alguns de seus próprios concertos para violino, e ocasionalmente também de alguns outros autores, obras para até quatro cravos ou para diversos instrumentos a fim de atender a grande demanda de música secular em toda sorte de ocasiões. Estas incluem os dois concertos agora editados nesta gravação da Orquestra de Câmara Inglesa. O concerto para cravo, violino, flautas e cordas - e para dois cravos e cordas - que trazem como solistas Philip Ledger (cravos) e o maestro Leppard (cravos), José Luís Garcia (violino) e Richard Adeney (flauta).
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