Clássicos da Polygram
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de dezembro de 1985
É realmente admirável a programação da Polygram em termos de lançamento de categoria. Se o sempre competente Maurício Quadrio foi quem , até 1975, coordenava o departamento de projetos especiais na área de discos clássicos e jazz quando passou para Odeon, foi substituído por um jovem Enzo Servolo - que em 7 anos . mostrou também tamanha dedicação. Que alguns meses, foi para a Philips Holandesa. Sede da multinacional empresa. E felizmente, Servolo deve ter deixado um bom substituto, haja vista o nível das edições que se sucedem, destinadas especialmente a um público classe A, logo de bom poder aquisitivo - mas exigente em termos de qualidade. Para este público, se destina um pacote de esplêndidos elepês, aqui registrados hoje.
Manuel de Falla (1876-1946), um dos mais importantes compositores espanhóis, é homenageado condignamente com um disco com a Orquestra Sinfônica de Pitts-burggh. Sob regência de André Previn, tendo Frederica Von Stade (meio-soprano) como solista. Interpretando sua obra " EI Sonbrero de Três Bicos " ( O tricórnio), obra encomendada em 1916 e que Falla desenvolveu baseada numa novela do mesmo nome de Pedro de Alarcon, publicada em 1875. Em complemento a esta obra importante mais pouco popular - temos a mais famosa composição de Falla, "A Dança Ritual do fogo" , criada para bailada em um ato ( " EI amor brujo" ), escrito a pedido da cantora e dançarina Pastora Império e que estreou no Teatro Lara, em 15 de abril de 1915.
George Phlipp Telemann ( 1681 1767) foi um compositor político em todos os gêneros. Restam-nos dele, ainda, 120 concertos para as mais diversas combinações instrumentais. Na época que estudou em Hildesheim, Telemann se familiarizou com o oboé, o que resultou em cinco concertos, mais próximos da música de câmara do que da literatura sinfônica. Com seus contrastes frequentes e seus subtítulos que evocam o caráter de cada pela em particular, elas se situam, estilisticamente falando, entre o barroco e o pré - classicismo. Graças a esplêndida gravação da Academy Of St. Marti -In-The Fields, sob regência de lona Brown, e tendo Heinz Hollinger como solista, podemos agora apreciar estes esplêndidos 5 concertos.
Johannes Brahms ( 1833-1897 ) estava com 33 anos , em 1865 , quando concluiu a primeira das sonatas agora gravadas por Lynn Harrel ( violoncelo) e Vladimir Ash-kcnazy ( piano). A segunda - também gravada neste lançamento da London/Polygram apareceu mais de 20 anos depois. Ambas entretanto, demostram compreensão bastante excepcional do violoncelo e profunda simpatia natural por seu caráter musical, que vai da rapidez e mesmo grosseria a um ardor variável e a uma ternura lírica quase femenina, como ensina o musicólogo Martin Cooper.
Claude Debussy ( 1862-1912 ) escreveu as três " Imagens " - agora editadas em lançamento da Delutsche Grammophon/-Polygram. Com a Orquestra de Paris, sob a regência de Daniel Barenboim- em épocas diferentes de sua vida, assim como foram executadas, pela primeira vez, em ocasiões diferentes. Portanto, a ordem que Debussy lhes deu ao publicá-las foi pura mente arbitrária. Numa carta ao seu editor. O compositor dizia. Em 1908. A propósito destas peças de uma belíssima sensação: Procuro fazer algo de diferente, realidades em certo sentido-o que os imbecis chamam " impressionismo" . Com estas palavras, o compositor francês procurava refletir a sua antipatia pela etiqueta afixada aos pintores impressionistas da geração anterior mas indicação afinidade o que ele . não obstante, sentia dos pintores corresponde a orquestração igualmente minuciosa de Debussy. À falta, nas suas obras, de contornos precisos - que reflete a importância crucial para os impressionistas, de pintar objetos como são percebidos e não como intelecto sabe que são corresponde a fluidez harmônica e formal de Debussy. E o seu uso nesta "Imagens" , obras magníficas que, ouvidas hoje, quase 80 anos depois de terem sido escritas, nos tramitem a mesma emoção que por certo, deram aos que as ouviram " Iberia ". Gugues" e " Rondes de printemps" no inicio do século.
Para quem aprecia os concertos para violinos a Polygram oferece dois esplêndidos discos neste final de ano. Com os violinistas Jerzy Milewski e Erich Lehninger, mais a criativa e pianista Aleida Schwietzer ( catarinense, grande vivência em Curitiba no anos 60 ). " Música para 2 Violinos " traz peças de George Friedrich Handel ( 1685-1759) , Ignace Pleyel ( 1757 1831 ). Charles de Bério ( 1802 1870) e Pablo de Sarasate ( 18844 1908). Ontem à noite, Jerzy. Erich e Aleida apresentaram-se no auditório da Reitoria num concerto comemorativo ao lançamento deste bonito elepê.
Em sua série Florilegiun-Didital, as Editoras de L Oiscau-Lyre-também representada da Polygram no Brasil-colocou agora no mercado os Concertos para violino n ºs 1 e 2 de Johann Sebastian Bach ( 1685 1750 ). Na interpretação de Jaap Schrocder e Christopher Hirons, acompanhados pelos já conhecidos membros da The Academy Of Ancient Music, que sob a regência de Christopher Hogwood, tem vários discos lançados no Brasil.
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