Compactos da esperança
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 08 de janeiro de 1984
De um lado, a música clássica, com o público seguro, embora exigente. De outro, os riscos de um investimento mínimo de Cr$ 3 a Cr$ 5 milhões para um elepe popular. Entre tanta distância, o compacto volta a ser uma opção viável e economicamente estimulante. Ora, se o Magazine com "Sou Boy", Paralamas do Sucesso com "Vital e sua Moto" e outros grupos de rock venderam mais de 100 mil bolachas ganharam seus elepes, já na praça não é de estranhar que tantos compactos - simples ou duplos, tenham saido nas últimas semanas.
A Pointer, que investiu firme em discos de qualidade (Marcia, Rosa Maria, Célia, Filó etc.), também está de olho no público mais jovem e assim contratou o blindagem, conjunto curitibano formado por Marinho Jr., Paulo Juk, Paulo Teixeira, Alberto Rodrigues, com um compacto simples ("Me Provoque Pra Ver"/ "Malandrinha"), que emplacando o ponto-de-equilíbrio de investimento, justificará um elepe. Mas o astuto Moacir Machado não fica apenas neste grupo e com três belas moças inventa as "Vídeo Girls", trajes espaciais, cantando duas composições de um certo Kamargus ("Vídeo Rock And Roll", "Certo Bontinho, Correto"). Na mesma linha destas Vídeo Girls, foram outros grupos como los Angeles, Frenéticas, Harmony Cats etc., sem falar no Brazilian Genghis Khans, que se popularizaram em programas de Chacrinha, Silvio Santos etc. Em compacto simples da RCA, o Brazilian Genghis Khan fez um elepe destinado ao público infantil, com humor a gula.
De outro lado, uma versão atualizada de "Adão e Eva", composição de Carlinhos Borba Gato, que já havia aparecido em LP até como cantor. Assim como o Blindagem, o Água Marinha é outro grupo de rock que a Pointer testa em compacto: "Recomeçar" e "Tempos Antigos", composições do guitarrista Don Beto (a segunda em parceria com Albino Infantozzi) estão neste disco-apresentação. Dois veteranos da velha guarda, já aproximando-se da faixa dos quarenta, Eduardo Araújo e Silvinha, também tentam um retorno: Eduardo (Oliveira Araújo, Juaíma, MG) com "Rock da Lambreta" (convenhamos que uma temática bem nostálgica nesta década de motos supercelindradas) e "Meu Caminho é de Luz e Amor", composições próprias. Já Silvinha (Silvia Maria Peixoto, Mariana, MG, 16/9/1951), esposa de Eduardo Araújo (hoje com 38 anos) interpreta duas bonitas composições: "Desejo Desejado" (Filó/ Zé Maurício) e a conhecida "Que As Crianças Cantem Livres" (Taiguara). Estes dois compactos foram valorizados pela produção cuidadosa de Elodi, braço direito de Moacir Machado na Pointer, etiqueta que continuará a ter seus elepes prensados na fábrica de Odeon, comercializados pela WEA, mas cuja divulgação a partir de agora será independente.
Dentro da linha de conjuntos de roqueiros jovens, a Copacabana também tenta encontrar seu mercado e assim aposta num misterioso XKW, quarteto cujos integrantes não são siquer identificados na contracapa e que atacam com "Quero ser Patrão" (Cartão de Ponto) - lógicamente decalcado do sucesso de "Sou Boy" e "Melancia sem Caroço". O rock humorístico, mas buscando o mesmo filão, o que faz o astuto Mister Sam, principal produtor da Copacabana, lançar uma tal de Banda Flash com "Eu Sou Carteiro", parceria com a simpática e encantadora Ede Cury.
Luiz Ayrão, ex-compositor da jovem guarda e que até hoje ainda não conseguiu ser admitido no clube do samba, apesar dos esforços que tem feito, tem novo elepe na Odeon, cuja amostragem vem num compacto simples: "Alegria, Alegria, Alegria" e "Água na Cabeça", parcerias com Sidney da Conceição. A mesma Odeon, apresenta também ocantor Togni, num CS em que interpreta "Flores de Maio", de sua autoria, acoplada a "Teu Melhor Amigo". Para não ficar apenas nos homens, surgem em busca do sucesso: Silvia Di, uma morena tigressa, estréia com duas composições do trio Lincon Olivetti/Robson Jorge/Oliveira, especialista em sucessos comerciais: "Sonhos Dentro da Cabeça" e "Prá Poder Pensar". Já Angeli, prefere a linha rurbana com dois dramáticos a cantos: "Escrava Branca" e "Parabéns Pra Minha Dor".
Enviar novo comentário